Centro de Inovação e Construção Sustentável terá living lab

O Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP, em São Paulo (SP), informa que o Centro de Inovação em Construção Sustentável (CICS) construirá um living lab, que irá abrigar vários laboratórios voltados ao tema, como o de Microestrutura e Ecoeficiência de Materiais, Laboratório de Sistemas Prediais e sua torre hidráulica, entre outros ligados à Escola.

“A proposta do CICS é criar um ambiente integrador e sinérgico, acolhendo e integrando departamentos, laboratórios e pesquisadores de destaque de diferentes áreas que trabalhem com o tema, assim como empresas, seus profissionais e suas áreas de pesquisa e desenvolvimento”, explica Francisco Ferreira Cardoso, chefe do Departamento de Engenharia e um dos coordenadores do Centro.

Localizada no campus da USP – Butantã, a nova edificação que irá receber o living lab, terá espaços projetados para permitir flexibilidade, mudanças e substituições de sistemas, soluções e materiais. Fachadas, coberturas, revestimentos, iluminação, entre outros componentes e elementos construtivos, estarão em constante mutação e serão testados e monitorados sistematicamente, segundo o Departamento de Engenharia de Construção Civil, conferindo ao edifício a condição também de ser em si mesmo objeto de pesquisa.

Para dar andamento à proposta de integração do CICS, o Centro está realizando workshops para apresentar as oportunidades de participação aos interessados em fazer investimentos, para o avanço de soluções em uso sustentável de água, energia limpa, condicionamento, iluminação, sistemas construtivos, uso de novos materiais, desconstrução seletiva, canteiro de obras sustentável, monitoramento de ambientes, soluções construtivas e geração descentralizada de energia.

“A estratégia dos workshops mostra-se extremamente eficaz, democrática, atrativa e eficiente. Além de ter envolvido mais de 50 empresas, já ofereceu momentos nos quais elas puderam expor e debater suas propostas. A etapa seguinte será a de seleção das propostas cabíveis nesse momento e elaboração do projeto executivo do Centro, integrando-as. A meta é começarmos a reforma e construção (do living lab) até o final do ano”, afirma o professor.(Augusto Diniz).

Fonte: Redação OE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *