A obra de reurbanização de Colón, na Cidade do Panamá, conduzida pela OEC (Odebrecht Engenharia & Construção) em consórcio com a empresa panamenha Cusa, foi premiada como “Melhor Projeto Global do Ano” na 8ª edição do Global Best Projects, organizado pela revista americana ENR – Engineering News- Record, parceira editorial de O Empreiteiro.
A Renovação Urbana de Colón, para além da construção de infraestrutura, foi um projeto de integração humana, de acordo com a OEC. Seu escopo principal foi o desenvolvimento do Residencial Altos de Los Lagos, que incluiu apartamentos, áreas de lazer, instituições públicas e áreas comerciais. A sua execução representou melhor padrão de vida para mais de 25 mil pessoas da localidade.
Os trabalhos geraram cerca de 3.500 empregos diretos com mão de obra local. As obras duraram 49 meses, tendo sido finalizadas em setembro último.
Segundo Pedro Pinheiro, diretor da OEC no Panamá, a premiação foi uma oportunidade de colocar a engenharia brasileira em nível global.
“A Reurbanização de Colón foi um projeto desafiador, com um impacto social muito grande para a população da Cidade do Panamá. A equipe da obra conseguiu envolver, em torno de uma causa comum, a comunidade local, que foi capacitada para ocupar boa parte dos empregos gerados”, relata Pedro.
É o oitavo ano em que a OEC foi premiada pela ENR e a primeira vez que conquistou o principal prêmio, o Global Best Project.
“Significa também que continuamos tendo a nossa competência técnica reconhecida mundialmente”, disse.
Canal do Sertão
A OEC está envolvida no Brasil na obra do trecho IV do Canal do Sertão Alagoano, já com 95% de avanço. A construtora informa que atingiu importante marco com a conclusão das escavações do Túnel Cacimba Cercada. Os trabalhos foram finalizados com antecedência de um mês em relação ao cronograma planejado, mesmo com a pandemia, aponta a empresa.
O Túnel Cacimba Cercada tem 750 m de comprimento, em maciço rochoso com classes variando de II a V. O túnel foi escavado através do método NATM (New Austrian Tunnelling Method) Drill & Blast. Devido às características da rocha no trecho inicial dos emboques do túnel, a fim de garantir maior segurança e estabilidade, foram executadas enfilagens autoperfurantes em trechos com baixa cobertura de rocha.
As obras foram executadas em duas frentes, uma em cada extremidade do Túnel, em dois turnos de trabalho, com efetivo envolvido de 100 pessoas e um total de 30 equipamentos.