Be Inspired Award, prêmio que está em sua 17ª edição, reconheceu iniciativa da Matec Engenharia como a prática que gera maior retorno entre 250 projetos inscritos mundialmente
A Matec Engenharia é a vencedora do prêmio Be Inspired Award, da Bentley Systems, na categoria Return on Innovation. A construtora foi reconhecida pela adoção do processo Building Information Modeling (BIM) na gestão dos projetos, que permite a simulação em três dimensões da construção, o que minimiza de maneira significativa todas as incompatibilidades existentes nos projetos, sejam elas de estrutura, fundações, arquitetura ou instalações.
O projeto da companhia foi escolhido entre 250 outras iniciativas mundiais que propõem atender requisitos de sustentabilidade da infraestrutura mundial. A Matec se destacou por utilizar o processo de Building Information Modeling (BIM) para a prática da construção civil. "No Brasil, a ferramenta ainda não é adotada para a elaboração de projetos, atividade para a qual se propõe", explica Verena Balas, superintendente de projetos e novos produtos da Matec Engenharia. Atualmente, a Matec utiliza o BIM em todos os projetos em andamento, o que tornou uma vantagem competitiva para a companhia.
A Matec Engenharia receberá o prêmio na próxima semana, em cerimônia realizada pela Bentley Systems em Amsterdã, na Holanda. "É uma honra representar o Brasil neste momento importante que vivemos do mercado de construção civil no país. Isso reforça para o mundo o quanto nós estamos preparamos para todas as evoluções tecnológicas que nosso setor necessitará", comenta Luiz Augusto Milano, diretor presidente da Matec.
A prática de simulação proposta pelo BIM permite à companhia definir quantidades corretas dos materiais necessários à construção, sem desperdícios ou erros não previstos, gerando redução de custos. Como resultado, os processos construtivos são detalhados e compatibilizados antes do início da execução da obra, com materiais e fornecedores contratados de maneira correta. A obra tem a responsabilidade de seguir rigorosamente os processos técnicos, de prazo e de qualidade determinados.
Para iniciar o uso da ferramenta, a Matec Engenharia investiu R$600 mil, e selecionou três dos seus melhores profissionais para se dedicar integralmente, durante um ano, a um treinamento para o uso do processo. "Esta foi uma decisão muito acertada, porque não adianta somente adquirir um processo e não treinar pessoas de forma adequadas", comenta Milano. O executivo reforça que este foi apenas mais um investimento em tecnologia dentro da organização. "Temos o cuidado de continuamente aperfeiçoar nossos processos. Os investimentos em tecnologia começaram há quinze anos e já totalizam um valor de aproximadamente R$20 milhões", finaliza.
A experiência da Matec mostra como este processo pode ser importante também na execução dos projetos. "Antes da utilização, nos deparávamos com um erro apenas no meio do ciclo da construção, tendo a necessidade de um retrabalho. Hoje, nos antecipamos aos problemas", explica Milano.
Cada obra permite interferências de uma natureza, de acordo com o que é identificado quando o projeto passa a ser visualizado em três dimensões. Um dos casos mais emblemáticos foi o estudo de modelagem de um terreno para identificar o melhor nível para implementação. A simulação, feita em uma hora, permitiu adaptar a topografia do terreno e gerar uma economia de cerca de 130 mil m³ de terra. Outros casos permitem novas propostas do projeto de tubulações, por exemplo, que evitam imprevistos durante a execução e uma economia em materiais superior a 30%, em alguns casos.
Sobre a Matec
Fundada em dezembro de 1990, a Matec Engenharia possui mais de três milhões de metros quadrados em 300 projetos construídos em todo o País. Nos últimos anos, a companhia passou a atuar também como investidora na modalidade Biult to Suit.
Atualmente a Matec emprega cerca de 700 funcionários e gera mais de 20 mil empregos indiretos. O diferencial de seu negócio está atrelado à valorização de dois elementos em especial: tecnologia e gestão de pessoas.
Fonte: Estadão