A Companhia Paranaense de Energia (Copel) anunciou a aquisição de sete parques eólicos da Salus Fundos de Investimentos, sucessor da Casa dos Ventos Energias Renováveis. Serão por 183,6 MW adquiridos com um investimento de R$ 286 milhões. A companhia afirmou também a entrada na participação da Copel na Usina Hidrelétrica de Baixo Iguaçu, com uma participação de 30%.
Todos os parques eólicos adquiridos estão localizados no Rio Grande do Norte e a empresa afirmou em nota que “a aquisição atende ao objetivo estratégico da Copel de aumentar sua participação no segmento de geração por meio de fontes renováveis em sua matriz energética, possibilitando, assim, a entrada da companhia, de forma efetiva, na geração eólica". Os parques, atualmente em fase de implantação, devem iniciar operação em 2015.
Já a sua entrada em Baixo Iguaçu, empreendimento que pertencia à Neoenergia, se dará sem pagamento de prêmio pela oportunidade do negócio. A usina deverá iniciar operação em abril de 2016 e o capex (investimento em bens de capital) previsto para o projeto é de R$1,6 bilhão. Segundo o comunicado, Baixo Iguaçu é o último empreendimento energético previsto para o principal rio paranaense e ficará cerca de 30 km a jusante (rio abaixo) da Usina Gov. José Richa (Salto Caxias), a qual pertence 100% a Copel.
Foto:José Fernando Carli/sxc.hu
Fonte: Padrão