CPTM inicia obras de modernização da Linha 9-Esmeralda

Depois de sucessivas panes e problemas que prejudicaram, em média, algumas dezenas de milhares usuários do sistema, a partir deste domingo (25), a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) começa a executar o plano de intensificação das obras de modernização da Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú). O objetivo é ampliar o tempo disponível para os trabalhos e agilizar a execução dos investimentos, antecipando as obras que já estavam em andamento. Os recursos investidos para implantar a nova infraestrutura da Linha 9-Esmeralda são da ordem de R$ 307 milhões. Nessa etapa, serão realizados R$ 55 milhões.

Assim, nos próximos quatro domingos [25/3, 01, 08 e 15/04], a Linha 9 ficará fechada. As obras contemplam os sistemas de rede aérea, sinalização e via permanente, objetivando aumentar a confiabilidade dos sistemas e equipamentos. Vale lembrar, que os trabalhos de manutenção corretiva e preventiva continuarão sendo feitos diariamente, durante a madrugada e, quando necessário, em qualquer hora do dia ou da noite.

As intervenções serão realizadas em três etapas. A primeira, entre 25 de março e 15 de abril, com fechamento total da linha, aos domingos. Na etapa seguinte, durante cinco domingos [22 e 29/04, 06, 13 e 20/05], a circulação ocorrerá somente no trecho entre as estações Osasco e Pinheiros. A terceira etapa prevê intervenções parciais da via, de acordo com a evolução dos serviços, sem interrupção da operação, porém com maiores intervalos quando necessário.

Como alternativa de deslocamento, a CPTM acionará o plano PAESE, com 40 ônibus gratuitos para transportar os usuários, nos trechos de maior demanda. Os coletivos circularão entre as estações Pinheiros e Santo Amaro, integradas às Linhas 4-Amarela e 5-Lilás, do Metrô; entre as estações Santo Amaro e Grajaú, integrada ao terminal de ônibus da SPTrans; e entre Pinheiros e Imperatriz Leopoldina, na Linha 8-Diamante [Júlio Prestes – Itapevi], que receberá reforço na frota para atender a região de Osasco e Presidente Altino, cujas estações fazem integração com a Linha 9. O Paese entre Pinheiros e Santo Amaro, terá paradas intermediárias na estação Berrini, para os usuários do corredor ABD.

Durante este período, os usuários serão informados por meio de banners e panfletos nas estações, avisos sonoros, monitores nas estações, display de trens e na TV Minuto (Metrô), além dos sites e redes sociais [Twitter e Facebook] da CPTM, Metrô e EMTU. A Central de Atendimento ao Usuário da CPTM, que atende pelo telefone 0800 055 0121, também será reforçada.

A opção de realizar as obras aos domingos se dá em razão da redução significativa do movimento de usuários nesta linha, cerca de 100 mil ante os 500 mil transportados nos dias úteis. Nas segundas-feiras, a operação será iniciada, normalmente, a partir das 4h, nas seis linhas.

Ciclovia Rio Pinheiros

Para a segurança dos ciclistas, a ciclovia Rio Pinheiros ficará fechada durante a fase mais intensa das obras (9 domingos), devido à movimentação de carros, caminhões e equipamentos que trafegarão pela via. Às segundas-feiras, a ciclovia também poderá ficar fechada para limpeza e manutenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *