Há menos de 50 dias do fim do ano, o Green Building Council Brasil – organização responsável por fomentar a indústria de construção sustentável no País – comemora o crescimento do setor que superou a meta projetada no ano passado.
Enquanto em 2011, 17 edifícios receberam a certificação LEED, esse ano o número já é de 34. Outros 620 estão registrados no sistema e receberão o selo se comprovarem o atendimento a critérios como: eficiência energética; uso racional de água; qualidade ambiental interna; uso de materiais, tecnologias e recursos ambientalmente corretas entre outras ações que minimizem os impactos ao meio ambiente.
Com esse avanço, o Brasil mantém a posição de quarta nação no ranking mundial de empreendimentos LEED, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Emirados Árabes Unidos.
Nos empreendimentos que seguem o sistema de certificação, o consumo de energia é 30% menor, há também redução de até 50% no consumo de água, de até 80% nos resíduos e uma valorização de 10% a 20% no preço de revenda, além de redução média de 9% no custo de operação do empreendimento durante toda a sua vida útil.
Fonte: Padrão