O Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil do Estado de São Paulo registrou alta de 4,44% em maio ante o mês anterior. Calculado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o CUB é o índice oficial que reflete a variação dos custos do setor para a utilização nos reajustes dos contratos de obras.
De acordo com Eduardo Zaidan, vice-presidente de Economia do SindusCon-SP, o aumento se deve ao reajuste determinado pelas convenções coletivas de trabalho para os salários, com data-base em 1º de maio.
Os custos com mão de obra subiram 7,3% em relação a abril, enquanto os salários dos engenheiros aumentaram 7,21%. Já os custos das construtoras com materiais de construção registraram acréscimo de 0,37% na mesma base de comparação. A média ponderada entre os três itens resultou na variação de 4,44% do CUB representativo da construção paulista (RN-8), que neste mês ficou em R$ 1.074,53 por m².
No período, 17 dos 41 insumos da construção pesquisados variaram acima do IGP-M do mês, que não apresentou variação (0%).
Fonte: Padrão