A Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (ProAcústica) lançará, amanhã (7 de março, a partir das 8h, no Instituto de Engenharia, em São Paulo), a Classificação Acústica para Restaurantes. O evento também abordará temas referentes à Norma de Desempenho (NBR 15575) e às perspectivas da arquitetura sustentável.
O documento, inédito no País, é inspirado no que já existe na cidade de São Francisco (EUA), e a adesão dos restaurantes, num primeiro momento, na cidade de São Paulo, será voluntária. Os estabelecimentos que quiserem participar terão o nível de ruído avaliado e poderão divulgar, em sua comunicação com o mercado, o símbolo da campanha. A metodologia de medição nos ambientes será apresentada durante o evento. “Esse trabalho representa uma prestação de serviços da ProAcústica aos restaurantes e à população de São Paulo. O cronograma inicial para a implantação da Classificação Acústica para Restaurantes é de três meses e a receptividade por parte dos restaurantes tem sido excelente”, de acordo com Edison Moraes, Coordenador da Comissão de Trabalho sobre Classificação Acústica para Restaurantes.
O encontro é dirigido a convidados e aos associados da entidade e reunirá empresas e profissionais do mercado de acústica, a fim de discutir a disciplina sob o ponto de vista técnico, de bem-estar e de saúde pública. Segundo Davi Akkerman, presidente da ProAcústica, quanto mais se expandem os centros urbanos, maior será o desenvolvimento da acústica aplicada no Brasil. “São, cada vez mais, numerosas as fontes de ruídos presentes nas cidades e, juntas, provocam danos à saúde da população”, afirma.
Fonte: Padrão