Duas tuneladoras escavam a Linha 6-Laranja, em SP

Duas tuneladoras escavam a Linha 6-Laranja, em SP

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Com 15 km de extensão e 15 estações, a construção da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo teve avanços em novembro. A tuneladora que segue no sentido sul, em direção a São Joaquim, chegou à Estação Santa Marina, o segundo ponto do trajeto, no início do mês. A outra tuneladora, que vai em direção à Brasilândia, iniciou a operação no dia 15 de novembro e terá a primeira parada na Estação Freguesia do Ó.

A Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo vai ligar o bairro da Brasilândia, na zona norte, à Estação São Joaquim, na região central da cidade, reduzindo a apenas 23 minutos um trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia. A linha deverá transportar cerca de 630 mil passageiros por dia.

A tuneladora, que faz a perfuração no sentido norte, em material rochoso, tem previsão de escavar cerca de 5 km, percorrendo 9 m/dia, em média. O tunel vai conectar o VSE Tietê ao VSE Domingos Vega.

“O projeto conta com o maior túnel metroferroviário da cidade. São mais de 1.400 m de túnel em NATM, e 1.000 m escavados pelas tuneladoras EPB, mais conhecidas como tatuzões”, comenta Fernando Minguez, diretor executivo da Concessionária Linha Universidade (Linha Uni).

Desde que a primeira tuneladora retomou os trabalhos no sentido Sul, em 31 de agosto, já foram instalados 243 anéis no túnel e percorridos 435 m em solo a partir do Poço SE Aquinos, com média de avanço de 12 m /dia.

Os equipamentos pesam 2 mil toneladas e têm 109 m de comprimento, com diâmetro de escavação de 10,6 m. As máquinas possuem refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante para a retirada do material escavado, além de cabine de comando e equipamentos auxiliares. Entre os diferentes profissionais envolvidos na operação e logística das tuneladoras, estão engenheiros(as), operadores, técnicos de manutenção mecânica e elétrica, topógrafos, assistentes da máquina e responsáveis por saúde e segurança.

“Periodicamente, as tuneladoras passam por inspeção, supervisão e manutenção dos principais componentes para garantir a segurança e a eficiência dos trabalhos”, acrescenta Minguez.  A obra na Linha 6-Laranja conta com aproximadamente 9 mil trabalhadores(as) diretos e indiretos, distribuídos nas 35 frentes de obra ativas. O projeto destaca-se pelas políticas inclusivas e igualdade de gênero, registrando quase 500 mulheres contratadas, entre as quais 300 encontram-se diretamente nas frentes de obra. Também trabalham na canteiro e escritórios jovens aprendizes e estagiários.

A construção da Linha-6 é considerada maior obra de infraestrutura em execução atualmente na América Latina. O empreendimento é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha Universidade. As obras estão em execução pelo braço de construção do Grupo Acciona. Depois de finalizada, a Linha 6 será operada pela Linha Uni por 19 anos.

Obra Linha 6 na Freguesia do Ó. Foto Acciona
Obra Linha 6. Foto Acciona
Construção Linha 6. Foto Acciona

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