Duplicação da Tamoios movimenta 7,8 milhões m³ de terra e rocha

Compartilhe esse conteúdo

O trecho duplicado da rodovia Nova Tamoios Planalto entre o km 11,5 e o km 60,5 foi inaugurado oficialmente ao tráfego na sexta-feira (24/01). Ao custo de R$ 1,1 bilhão, a obra aumentou a capacidade viária de 1.820 para 3.600 veículos por hora e reduziu em 7:30 minutos o tempo médio de viagem pelos 49 km que compõem o trecho do planalto.

A obra, gerenciada pela Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa) e iniciada em maio de 2012, permitiu a eliminação de todos os cruzamentos em nível da pista. Os retornos e acessos aos municípios são feitos por 23 passagens subterrâneas e viadutos construídos a cada 3 km em média.

No total, foram movimentados 7,8 milhões de m³ de terra e rocha para a implantação e retificação das novas pistas, com eliminação de curvas acentuadas e rampas íngremes. No trecho da Serrinha (entre o km 26 e o km 28), a pista antiga foi rebaixada em 8 m para compatibilizar com o traçado da nova pista. Os trabalhos de duplicação, feitos com a estrada em operação, foram feitos durante 24h nos momentos de pico, com a participação de até 4,8 mil funcionários.

Fonte: Redação OE


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário