Edifício A3000 Leed Platinum: eficiência energética, fachada inteligente e redução de consumo em Curitiba

Compartilhe esse conteúdo

O Edifício A3000 Leed Platinum – Cabral Corporate & Offices, construído pela Andrade Ribeiro, tornou-se uma referência nacional em sustentabilidade ao conquistar a mais alta classificação do selo verde internacional. O desempenho ambiental do empreendimento foi impulsionado principalmente pelo conjunto de soluções adotadas na fachada e pelos sistemas que reduzem significativamente o consumo de energia e água.

A fachada envidraçada é um dos pontos centrais do projeto. A consultoria Petinelli realizou diversos estudos para determinar alternativas com maior eficiência energética e definiu o uso do vidro de proteção solar Cool Lite KNT, da Cebrace. No total, foram instalados 7.808 m² do material, que contribuem diretamente para uma economia de 38% no consumo de energia do edifício.

Localizado em Curitiba (PR), o Edifício A3000 Leed Platinum possui 25 pavimentos e cerca de 33.450 m² de área construída. Em prédios comerciais padrões da região Sul, a necessidade média de ar-condicionado é de uma máquina de 12.000 BTU/hr para cada 20 m². No AR3000, graças ao desempenho da fachada, essa necessidade cai praticamente pela metade: apenas uma máquina para cada 38 m².

Leia também; Governo lança Brasil sem Miséria e melhorias nas cidades da Região Sul

Esse resultado foi possível porque os vidros de proteção solar permitem a entrada de luz natural, ao mesmo tempo em que bloqueiam 76% do calor e quase 100% dos raios UV. Além disso, os vidros foram aplicados na versão insulada — composta por lâminas duplas separadas por uma cavidade preenchida com ar ou gás — garantindo maior desempenho térmico e acústico.

Para alcançar o nível Leed Platinum, outras soluções sustentáveis foram implementadas no exterior e no interior do AR3000. Entre elas estão o uso de brises, drywall com isolamento térmico, aplicação de materiais recicláveis, sistema adequado de separação de resíduos e uma redução total de 53% no consumo de água. Esse desempenho foi obtido por meio de reuso, tratamento de águas servidas e otimização dos equipamentos hidráulicos.

Leia também: Fábrica da Chery no Brasil terá isolamento térmico da Isover

Com todas essas medidas integradas, o Edifício A3000 Leed Platinum se consolida como um modelo de eficiência energética, inovação tecnológica e compromisso ambiental na construção civil brasileira.


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário