Empresa de canteiros passa a fornecer estruturas permanentes

 

Com cerca de 30 anos de atuação, a Canteiro já implementou canteiros de obras de madeira de norte a sul do País, além de outros países, como Angola, Venezuela e República Dominicana.

 

Com a nova fábrica que inaugurou no final do ano passado, em Santa Isabel, na Grande São Paulo, a empresa espera dar o impulso necessário para crescer também no mercado de estruturas permanentes.

 

“Já somos vistos como fabricante de estrutura permanente, quando antes isso quase não acontecia”, diz Sergio Boff, diretor da empresa. “Estamos nos homologando para participar da construção de unidades no programa Minha Casa Minha Vida. Creio que até o final do ano já poderemos atuar nesse segmento”.

 

A nova planta da Canteiro, de 8 mil m² de área construída – em área total de 120 mil m² – e capacidade de produção de 10 mil m²/mês, é fruto de investimento de 10 milhões. Com ela, o dirigente espera avançar mais rápido para outros segmentos além de estruturas de administração, almoxarifado, refeitório, vestiário, alojamento, ambulatório, depósito e oficina.

 

Utilizando madeira do pínus e do eucalipto 100 proveniente de reflorestamento, a unidade industrial conta com a maior autoclave da América Latina, segundo Sergio, com 2,7 m de diâmetro.

 

 A autoclave é o coração da fábrica. O sistema de vácuo/pressão dá o tratamento necessário à madeira. “Ela dá vida ao produto depois de usinado”, afirma Sergio. De acordo com o executivo, a madeira sai do equipamento com garantia de 30 anos.

 

A autoclave pode aplicar até 12 kg/cm² de pressão e tem capacidade de 16 m³ de madeira. Ela conta com tanques de produtos puro e concentrado de CCA (cromo, cobre e arsênio), que é usado para tratamento da madeira. O processo na autoclave leva cerca de 1h30.

 

Um exaustor dá destino ao pó de serra da área de usinagem da madeira. Armazenado, o pó é vendido para uso em adubo, baia de cavalo e queima em caldeira.

 

Já o resíduo provocado pela madeira descartada é triturado e usado na caldeira da própria empresa.

 

Outra área importante da empresa é a de produção de painéis e tesouras. Os acabamentos, como portas, janelas e sistemas elétricos e hidráulicos, são produzidos por fornecedores da empresa. Assim, todo o necessário para a estrutura encomendada é disposto em uma única grande caixa, que será transportada até o local onde será montada pela Canteiro.

 

Recentemente, a empresa montou 17 pontos de atendimento e serviços para a CCR na BR-163 (MS). “Serão estruturas permanentes da concessionária”, lembra Sergio. (Augusto Diniz – Santa Isabel/SP)

Fonte: Redação OE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *