Equipamentos ampliam desempenho da produção de cimento

O mercado cimenteiro e da construção civil no Brasil tem sido um importante canal de negócios para as empresas que fornecem soluções em máquinas e equipamentos para o setor.De acordo com dados setoriais, de janeiro a setembro deste ano, as vendas de cimento alcançaram 51 milhões t, o que representa um crescimento de 7,4%, bem acima das projeções do PIB. Entre os equipamentos utilizados na produção de cimento, destacam-se os redutores planetários elétricos ou hidráulicos. A unidade brasileira de Soluções Industriais da Bonfiglioli tem investido em novas tecnologias para atender projetos de mineração em Minas Gerais e São Paulo.

Os redutores planetários da Série 300 da Bonfiglioli, com capacidade de torque nominal de até 1.100.000 Nm, são altamente eficazes nos processos de mistura. De acordo com a área de Vendas Industriais da companhia, o processo de mistura é o ponto mais crítico, para se obter a homogeneidade no menor tempo possível. O sistema de misturador horizontal de eixo sincronizado de Twin Shaft é o mais vantajoso para esta etapa da produção.

E para garantir esse sincronismo entre os eixos do misturador, a configuração do redutor planetário que é versátil e compacta, permite vários tipos de fixação, eixos de saída e interface com o motor.

Já para as operações em espessadores e clarificadores, que consiste basicamente de um tanque vertical cilíndrico, os redutores são essenciais para regular a velocidade das lâminas raspadoras, durante o escoamento do sólido/cimento decantado. A Bonfiglioli recomenda os redutores planetários elétrico ou hidráulico, por terem altas reduções e baixo peso, já que todo o conjunto fica apoiado em um suporte central, e ainda por dividir os esforços de sobrecarga em três satélites, proporcionando maior durabilidade dos dentes. Os projetos Vargem Grande (Vale) e Musa (Mineração Usiminas), ambos em Minas Gerais, contam com as soluções de acionamentos industriais da Bonfiglioli.

Fonte: Padrão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *