Para ampliar o atendimento do público da região metropolitana da capital, as obras visam implementar melhorias no centro comercial com vistas a oferece mais oportunidades aos lojistas e diversificar o tipo de consumo no local
Ao lado do terminal rodoviário, o Shopping ainda está situado próximo à Marginal Botafogo e da Avenida Independência, duas importantes vias de acesso que estão sendo implantadas na cidade |Projeto realizado pelo escritório Jayme Lago Mestieri
Com o intuito de diversificar ainda mais seus serviços, o Shopping Estação Goiânia passará por um grande reposicionamento para atender as necessidades do público. O espaço, que já conta com lojas de roupas, faculdade, academia, loja de material de construção, entre outros segmentos, oferecerá uma nova estrutura, com referências internacionais em um projeto de reestruturação assinado com o escritório do arquiteto Jayme Lago Mestieri, autor de mais de 70 projetos de shoppings por todo país. A empreitada também terá a participação da ABLSAN, empresa paulista especialista em varejo e em soluções para shoppings centers.
Para o arquiteto, à frente do escritório que leva seu nome e situado na capital paulista, o novo modelo surge com a proposta de ser tornar um polo de soluções diversas de consumo, conveniência, lazer e negócios. “O que estamos desenvolvendo é muito mais diversificado que um shopping convencional. O projeto visa ofertar para a população de Goiânia um pool de serviços que engloba ensino e hospedagem, passando pelo lazer com gastronomia, até soluções de compras maiores como supermercados, lojas de construção e muito mais”, comenta Jayme. Ainda segundo o profissional, o shopping que possui mais de 70 mil m² de área construída e 1105 vagas de estacionamento alcançará, com a execução prevista, um total de 56 mil m² de Área Bruta Locável (ABL).
A reestruturação contará a inserção de áreas verdes e espaços a céu aberto para que o público possa frequentar o local sem a obrigação de consumir algum tipo de produto |Projeto realizado pelo escritório Jayme Lago Mestieri
Com a renovação e aperfeiçoamento da fachada, reforma interna versátil e comunicação clara para os consumidores, o equipamento será um ambiente mais popular, oferecendo mais possibilidades que o modelo antigo. Por meio do projeto executado pelo escritório do arquiteto, a expectativa é apresentar um novo DNA, algo inovador composto por diversas atividades e diferentes tipos de público, se tornando um ponto de encontro na cidade, já que a localização do shopping se encontra na região central de Goiânia, ponto com um volume expressivo de circulação de pessoas.
A renovação também trará melhorias para lojistas. Segundo Jayme, a nova estrutura do Shopping acompanhará o crescimento do varejo no Brasil, visando lucro e redução de custos na ocupação e no investimento inicial do lojista, de forma a democratizar o espaço para que lojas menores possam fazer parte e obterem sua expansão. “O movimento de retomada do varejo pós pandemia observa muito a oportunidade de explorar a atualização dos equipamentos como forma de receberem novos lojistas, como também amparar a transformação daqueles que já estão presentes no centro comercial”, afirma.
Para que estabelecimentos de menor expressão ocupem o mesmo espaço que marcas de grande visibilidade no cenário nacional, o arquiteto encontrou uma solução de lojas estilo magazine para que todos ocupem o mesmo espaço. “Nessa configuração, comerciantes estarão aptos para expor seus produtos, um ao lado do outro, simulando uma loja de departamento com espaço maior e um formato âncora. Ao invés investir na edificação do seu ponto comercial, o olhar será voltado para um conjunto de móveis e sem paredes. Esse é um ambiente muito positivo para a integração entre eles”, detalha o profissional.
O aprimoramento da estrutura do shopping não ficará restrito à parte interna. De acordo com Jayme Mestieri, a área externa é tão importante quanto, visto que espaços abertos são um convite para o aproveitamento de atividades ligadas ao lazer com implantação de gramados, parques e áreas de eventos onde todos possam desfrutar nos períodos das diurnos, noturnos e aos finais de semana. “Esse componente de entretenimento é essencial para grandes equipamentos e muito difícil de ser adaptado dentro da disposição de um shopping fechado. Entretanto, nosso escritório tem experiência e prática em urbanização para este tipo de projeto”, completa.
O arquiteto ressalta que a pandemia foi um dos motivos para que para que houvesse reformulação não só no Shopping Estação Goiânia, mas em diversos centros comerciais espalhado pelo Brasil. Para o especialista, o período pandêmico atravessado pelo Brasil atuou como uma mola propulsora para mudanças no comportamento do consumidor, nas demandas sanitárias e na quantidade de consumo em relação aos anos anteriores. Porém, essa nova realidade não afetará o crescimento dos shoppings. “Comparado a outros países, no Brasil temos muito campo para o desenvolvimento do varejo. Temos muito mercado ainda a explorar e por aqui o varejo se desenvolve em terreno fértil”, reflete.
Fundado em 2007, o Shopping Estação Goiânia já conta com gigantes como a Leroy Merlin, Universidade Estácio de Sá, academia Blue Fit e terá ainda terá um espaço dedicado aos mercadões abertos com opções gastronômicas e artesanais. O local, que agora passa por um reposicionamento, tem previsão de entrega da primeira fase para o primeiro trimestre de 2022.