Essencis Soluções Ambientais investe R$ 100 milhões na implementação de novas plantas e 12 milhões de euros na aquisiçã

A Essencis Soluções Ambientais, líder no mercado ambiental brasileiro, acaba de se reestruturar e passa a atuar em três grandes frentes de negócios: Tratamento e Destinação de Resíduos, Essencis Manufatura Reversa e Engenharia e Consultoria Ambiental. Além disto, anuncia investimentos de R$ 100 milhões na implementação de quatro novas plantas de tratamento e destinação de resíduos no Brasil – uma em Pernambuco, outra no Rio Grande do Sul e duas unidades no Rio de Janeiro – e de 12 milhões de euros na aquisição de tecnologia ambiental de ponta para manufatura reversa de refrigeradores.

O novo posicionamento estratégico da empresa, os investimentos e a nova tecnologia para tratamento de eletroeletrônicos serão apresentados durante a participação da empresa na Ecogerma 2009 – Feira Internacional de Sustentabilidade, que acontece de 12 a 15 de março em São Paulo. Toda a estratégia surgiu do pensar o futuro como foco de atuação, pois a companhia entende que a manutenção da liderança vai muito além do fato de deter a maior participação do mercado. A Essencis busca uma atuação decisiva e pró-ativa na construção deste futuro, estando sempre à frente do movimento de transformação, liderando os novos rumos e antecipando tendências em prol da sustentabilidade. Durante a Feira, a companhia vai falar sobre sua joint venture firmada com a SEG, empresa europeía lider no setor de manufatura reversa de refrigeradores, o novo carro chefe da empresa.

“O desenvolvimento sustentável se impõe como um desafio para empresas de todos os setores, especialmente para a Essencis que, pela própria natureza de seus negócios, tem um papel-chave a cumprir neste contexto. O mundo que teremos amanhã depende do que fazemos no presente. Assegurar a gestão eficiente e inteligente dos recursos naturais é, portanto, semear um futuro sustentável”, afirma Carlos Fernandes, presidente da Essencis Soluções Ambientais.

Concebido a partir de um processo de profunda reflexão, somado à análise dos mercados e aos valores ambientais, o novo posicionamento direciona a Essencis a uma jornada que dará nova amplitude aos seus negócios, de forma a aportar diferenciais mais abrangentes aos clientes comprometidos com o desenvolvimento sustentável.

Nesse movimento de evolução, a Essencis tem como eixo central a gestão ambiental integrada e não somente a gestão e tratamento de resíduos. Isso significa identificar e incorporar tecnologias ambientais de ponta, processos e procedimentos em busca do melhor aproveitamento e do uso eficiente dos recursos naturais da cadeia produtiva, considerando o ciclo de vida total do produto. Significa também aplicar inovação e conhecimento para aumento da eficiência por meio do uso racional dos recursos, minimizando a geração de resíduos e maximizando o reuso e o reaproveitamento.

A nova Essencis.: O novo posicionamento focado em Gestão Ambiental Integrada segue três linhas de atuação: – Soluções em Tratamento e Destinação de Resíduos – Nesta área, estão concentradas todas as tecnologias de ponta para tratamento e destinação de resíduos, como dessorção térmica, incineração, co-processamento, biogás, aterros, tratamento de efluentes, biopilha e laboratório de última geração para caracterização e classificação de resíduos e análise de água conforme a legislação vigente.

Soluções em Manufatura Reversa: Unidade de negócios criada em 2008 para oferecer soluções alinhadas com um dos principais mandamentos da sustentabilidade: recuperar e reaproveitar o máximo. Este é o objetivo da Essencis Manufatura Reversa que oferece tecnologia de desmontagem, descaracterização e reaproveitamento de partes recicláveis de equipamentos como geladeiras, congeladores, condicionadores de ar, eletroeletrônicos, veículos e máquinas, entre outros. Ou seja, produtos descartados ganham nova vida na forma de materiais e matérias-primas reintegradas aos processos industriais e utilizadas em novas aplicações. O que não pode ser reaproveitado é tratado e encaminhado para a destinação final adequada.

Soluções em Engenharia e Consultoria: Nesta unidade de negócios estão concentradas soluções que contemplam a sustentabilidade de forma abrangente, como a realização de auditorias ambientais, gerenciamento de áreas contaminadas, gestão ambiental no mercado de óleo, gás e energia, gestão estratégica de água, gestão de emissões atmosféricas, projetos de mecanismo de desenvolvimento limpo e gerenciamento ambiental de obras de infraestrutura.

Perfil da Essencis Soluções Ambientais – A Essencis Soluções Ambientais traz no nome aquela que é a sua razão de ser: oferecer soluções ambientais eficientes, seguras e agregadoras de valor aos clientes e à sociedade como um todo. Fundada em 10 de setembro de 2001, é uma sociedade controlada por dois grandes e sólidos grupos empresariais: a Camargo Corrêa e a Solvi.

Ao longo desses anos, o Grupo Essencis consolidou uma posição de liderança em seu mercado de atuação, obtida graças à diversidade de suas tecnologias e à expertise do qualificado time de profissionais. São competências que se articulam em torno do conceito de soluções ambientais, com uma abordagem inovadora, que tem o cliente como eixo central de todas as atividades. A excelência no atendimento dos clientes é um dos principais valores da empresa. O domínio de tecnologias, somado ao conhecimento para utilizá-las de maneira inteligente e integrada, permite assegurar a melhor solução, com segurança, agilidade e a melhor relação custo-benefício.

Fonte: Estadão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *