Expansão de hospital é construída em sistema pré-fabricado

A T&A Pré-Fabricados conclui, recentemente, um edifício de 14 andares localizado em um dos bairros mais movimentados do Recife (PE), com ruas de difícil acesso e tráfego intenso.
O empreendimento é a expansão do hospital Ilha do Leite, pertencente ao Hapvida, montado em apenas cinco meses. De acordo com o empreendedor, o tempo de construção do edifício foi reduzido em 30% devido à utilização do sistema pré-fabricado de concreto.

A opção pelo método construtivo veio suprir algumas necessidades e prioridades. “A tecnologia nos permite ser mais assertivos em relação ao cumprimento e encurtamento do prazo das obras. Aliado a isso, também consideramos extremamente relevante o fato de a tecnologia contribuir para uma obra mais sustentável, com menos impacto ambiental, além da segurança e da qualidade”, disse João César Leão, diretor de Infraestrutura e Expansão do Hapvida.

O diretor da T&A, Vitor Almeida, revela que a antecipação da data de entrega de qualquer empreendimento significa um retorno financeiro mais rápido para o empreendedor, devido à possibilidade de início de faturamento. A estrutura do edifício conta com pilares, vigas, lajes e escadas produzidos com controle tecnológico previamente na fábrica da T&A, situada a 28 km da capital pernambucana, no município de Igarassu.

Antes do início de cada obra, ainda na fase de projetos, é realizado um estudo para planejar a montagem, avaliando-se, por exemplo, qual será o melhor trajeto a ser executado do parque industrial até o canteiro, bem como o melhor horário para transporte das peças, de modo que o impacto seja o menor possível para todos os envolvidos. Com esta análise, é possível colocar em prática uma sequência de montagem pré-definida, de forma que o descarregamento das peças seja feito rapidamente e que o estoque de elementos na obra seja o menor possível, mitigando possíveis transtornos.

No caso do hospital Ilha do Leite, não foi diferente. “Elaboramos uma estratégia para que tudo fosse executado com segurança e qualidade, cumprindo os prazos acordados com o Hapvida”, afirmou Vitor Almeida.

As peças de concreto foram produzidas em tamanho adequado para que pudessem ser transportadas em caminhões de pequeno porte, e depois içadas e montadas por meio de uma grua. Tudo isso facilitou a logística no local.

Além de garantir maior rapidez à obra, o sistema de pré-fabricados de concreto tem possibilitado outras vantagens para a construção de prédios.

Uma delas é o custo fechado com o cliente desde a fase do projeto. O fato das peças serem apenas montadas no terreno, também elimina a necessidade de se ter amplos canteiros de obras, o que é um grande atrativo para cidades que dispõem de poucos terrenos urbanos disponíveis.

“O sistema industrializado também tem ainda um outro grande atrativo, que é a equipe de mão de obra mais enxuta e a redução do número de acidentes de trabalho, dois pontos importantes para o investidor levar em conta na hora de analisar alternativas”, opinou Vitor.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *