Fifa confirma Recife e Salvador na Copa das Confederações

Está confirmado: a Arena Pernambuco (foto), na Grande Recife, será palco de três jogos da Copa das Confederações. O anúncio da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL), realizado na manhã desta quinta-feira (8), encerra um período de incerteza que já durava mais de um ano para os pernambucanos.

O mesmo ocorreu com a Fonte Nova, que também receberá três partidas do torneio-teste. Além dessas arenas, Maracanã, Castelão, Mané Garrincha e Mineirão farão parte da competição que será disputada entre os dias 15 e 30 de julho de 2013.

Recife e Salvador dependiam do cumprimento do cronograma de obras. A determinação ocorreu no final de maio deste ano, quando a Fifa prorrogou a decisão final para novembro. Na ocasião, o Comitê Executivo da entidade, reunido em Budapeste, na Hungria, manteve o número de sedes anunciado em outubro de 2011.

Há pouco mais de cinco meses, a Fifa divulgou a tabela da Copa das Confederações com seis sedes, incluindo as capitais baiana e pernambucana.

Desde então, a Arena Pernambuco avançou 30%, saindo de 40% para 70%. À época, o governo estadual confirmou que as obras fariam parte de um plano de aceleração. O número de operários, por exemplo, saltou de três mil para cinco mil.

O próprio secretário estadual da Copa, Ricardo Leitão, admitia que o desafio seria grande. “Se acharmos que a obra não caminha em um ritmo necessário, a gente pode pular fora antes da Copa das Confederações", disse, à época, ao Portal 2014.

Agora, a Odebrecht, construtora que está à frente da obra, terá que executar os 30% restante em apenas quatro meses. A conclusão do estádio está previsto para o final de fevereiro de 2013.

Na mesma data, a Fonte Nova também deve ser entregue. Desde maio, a arena saltou de 60% para 80% das obras concluídas. O Maracanã, por sua vez, está 70% pronto. O novo índice, relativo a outubro, ainda não foi divulgado.

Belo Horizonte, Brasília e Fortaleza não devem ter problemas com os prazos determinados pela Fifa. O Mineirão está 84% concluído e será entregue no dia 21 de dezembro. Assim como o Maracanã, o índice também será atualizado nos próximos dias.

O Mané Garrincha, palco da abertura, tem mais de 81% de obras prontas. A conclusão total está marcada para fevereiro. O Castelão, cuja obra é a mais avançada da Copa, com 92%, será inaugurado no dia 18 de dezembro, com a presença da presidente Dilma Rousseff.

Participantes

Das oito seleções que lutarão pelo título da Copa das Confederações, sete já estão garantidas no torneio. Além do anfitrião, o Brasil, Espanha (última campeã mundial), Itália (vice-campeão da Eurocopa 2012), Uruguai (campeão da Copa América 2011), México (campeão da Copa Ouro), Japão (campeão da Copa da Ásia 2011) e Taiti (campeão da Copa da Oceania 2012).

A oitava e última seleção do torneio-teste para 2014 só será conhecida em janeiro de 2013, com a nova edição da Copa das Nações Africanas.

Antes da definição da equipe da África, no entanto, acontece o sorteio das chaves da Copa das Confederações no dia 1º de dezembro, no Anhembi, em São Paulo.

Em 10 meses, a Arena Pernambuco avançou 40%; ainda faltam 30%
(Foto: Odebrecht/Divulgação)

Fonte: Padrão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *