Obra recebeu investimento de R$ 153,2 milhõese apresenta 60% de execução Nara Faria De olho na disputa pelo mercado de shopping centers da região, o estado do Ceará ganhará mais um centro comercial este ano. Será inaugurado no dia 31 de outubro o Shopping Parangaba, em Fortaleza, um projeto do Grupo Marquise em parceria com a CEI Investimentos (detentora de 20% do projeto). Até o momento, mais de 60% do empreendimento, que foi iniciado em novembro de 2011, já foi concluído. O investimento total estimado é de R$ 153,2 milhões. O shopping ocupará área total de 53 mil m², área bruta locável (ABL) de 32 mil m² e abrigará 306 lojas-satélites, 7 lojas-âncora (todas já locadas), 24 operações na praça de alimentação e 6 salas de cinema. Terá ainda 1.300 vagas no estacionamento, parque de diversões e praça de eventos. As etapas de terraplenagem, demolições e retiradas, instalações provisórias e blocos de fundação-concreto estão 100% concluídas. Na parte de fundação, já finalizada, foram utilizadas 486 t de aço e 1.890 estacas de aço tipo hélice contínua de 14 m, com 50 cm de diâmetro. A Geobrasil Projetos e Engenharia foi a subempreiteira responsável pela fundação das estacas-hélice e a terraplenagem foi executada pela Mary Empreendimentos, com projeto da Jatan Projetos e Construções. O projeto arquitetônico, elaborado pelo escritório Botti Rubin, utilizou a técnica construtiva baseada na alvenaria de concreto, executada pela Macedo Comércio Locação e Serviços. Foram utilizados aproximadamente 69 mil m² de alvenaria de concreto e 5,2 m² de telhas tipo bandeja-sanduíche de poliuretano. A execução da infraestrutura do prédio, em pré-moldado, ficou a cargo da empresa T&A. A construção utilizou ainda um volume de concreto de 4,2 mil m³ e 342 t de aço para a estrutura metálica, fornecida pela Projeart. As obras seguem agora para a execução do revestimento interno, que até o momento atingiu 50% do total. Serão colocados pela Artepiso 16,4 mil m² de forro de gesso acartonado - que consiste de placas de gesso fixadas em peças de aço galvanizado - e 19,04 mil m² de fachadas com revestimentos cerâmicos da linha Onix, produzidos pela empresa Atlas. Obras do Shopping Parangaba seguem para execução do revestimento interno Para o empreendimento foram usados dois formatos da linha, 10 cm x 10 cm e 5 cm x 10 cm, e as peças são apresentadas em placas de 30 cm x 30 cm com sistema Drop System. Segundo a fabricante, o sistema Drop System oferece um ganho de 30% na produtividade, economiza água e produtos químicos e também evita o descarte do papel no meio ambiente. A pavimentação externa, com 51% do projeto concluído, utiliza piso intertravado. Entre os diferenciais técnicos utilizados na execução da obra estão o contrapiso autonivelante, o reboco projetado e a tubulação de águas pluviais no sistema EPAMS. O projeto final contará com 12 escadas rolantes, 2 elevadores panorâmicos, 2 elevadores sociais e 2 de serviços fornecidos pela Thyssenkrupp Elevadores. Novo centro comercial deve ficar pronto no fim de outubro A Aliansce será responsável pela administração e comercialização do empreendimento, que já tem 82,3% dos espaços disponíveis comercializados. A administradora de centros de compras comprou 40% do shopping pelo valor de R$ 180 milhões, que inclui uma dívida de R$ 37,6 milhões. Fonte: Revista O Empreiteiro