A EcoRodovias, operadora com maior extensão de malha rodoviária do país e subsidiária do Grupo ASTM, atualmente administra 11 concessões de rodovias que somam 4,7 mil km de extensão em 8 estados nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Ao longo de mais de 20 anos, está presente em corredores rodoviários de escoamento da produção agrícola e industrial, bem como em relevantes eixos turísticos do país, viabilizando caminhos nunca imaginados. O grupo integra importantes carteiras relacionadas a práticas ambientais, sociais e de governança, como o Novo Mercado da B3 e o Índice de Sustentabilidade Empresarial. Possui diversas certificações internacionais, incluindo a ISO 37001, de combate ao suborno.
ECO135 – MINAS GERAIS
A Eco135 segue com as obras de duplicação e ampliação da BR-135. Recentemente, a concessionária liberou mais cinco km de via duplicada, entre os km 615 e 619, em Curvelo. A liberação tem como objetivo principal a readequação das alças de acesso do trevo existente no km 619. Essa é uma das maiores obras de infraestrutura viária em andamento no Brasil. Até o final do ano, está prevista a entrega de mais 70 km de pistas duplicadas no trecho sul. A concessionária também trabalha na implantação e readequação do trecho Leste do Anel Viário de Montes Claros, uma demanda antiga da população, que irá atender um dos maiores entroncamentos rodoviários do país, importante integração logística entre as rodovias BR-135, BR-365 e BR-251.
A Eco135 administra os trechos das rodovias BR-135, MG-231 e LMG754. São 363,95 km de extensão, a partir da BR-040, nas proximidades de Curvelo até o Município de Montes Claros. É um importante corredor viário de longa distância do País e integra a principal rota de interligação entre as regiões Sudeste/Sul e Nordeste. Durante os 30 anos de concessão, serão investidos mais de R$ 1,9 bilhão em obras.
As principais melhorias previstas no contrato da Eco135 são a duplicação de 136 km da rodovia e a implantação de outros 110 km de faixas adicionais, sendo que 50% serão entregues nos cinco primeiros anos. As obras de melhorias da rodovia ainda contemplam construção de passarelas e paradas de ônibus, melhorias nos acessos e implantação de contornos e intersecções em nível. Desde 17 de dezembro de 2018, a concessionária passou a oferecer prestação de serviços ao usuário, que conta com atendimento de emergência nas rodovias durante 24h, ambulâncias e guinchos. Toda a gestão dos recursos de atendimento nas rodovias é realizada pelo Centro de Controle Operacional, que conduz a atuação das equipes na pista.
ECOVIAS DOS IMIGRANTES –SISTEMA ANCHIETA-IMIGRANTES, NO ESTADO DE SÃO PAULO Nova Entrada de Santos / Sistema Binário – Conexão Porto – Cidade As obras da segunda fase da remodelação da Nova Entrada de Santos, o Binário 2, entre o km 59 e o km 65 da Via Anchieta, dentro do projeto Conexão Porto/Cidade, tiveram mais uma etapa importante concluída e estão chegando ao estágio final. A parte viária da obra, que inclui a construção de um viaduto sobre o km 63 da Via Anchieta, o alargamento de ponte sobre o Rio Casqueiro, duas passarelas e a recuperação da SP-148, já está chegando aos 90% de avanço. As obras começaram em janeiro do ano passado e têm previsão de entrega em novembro deste ano. Ainda serão realizadas melhorias no sistema de drenagem, com a construção de uma estação elevatória para captação das águas pluviais, essa com entrega no final de 2024. O novo viaduto, construído com uma técnica não é adotado com frequência na engenharia, chamada de “Balanço Sucessivo”, chegou ao momento do “beijo” – quando as duas pontas da estrutura, que é feita “de fora para dentro”, se encontram sobre o vão no centro da pista. A técnica, criada na década de 1930 pelo engenheiro Emilio Baumgart, para o projeto da ponte sobre o Rio do Peixe, em Santa Catarina, é aplicada quando, nas construções de pontes e viadutos, existe a necessidade de execução de um grande vão aliada à impossibilidade de interdição das vias sob a estrutura durante a fase de construção. Nestes casos, a construção é feita com a instalação de pilares somente nas margens dos extremos da estrutura e, a partir dali, são executadas as aduelas do viaduto, como a montagem das tradicionais peças de Lego, de maneira simétrica e simultânea, até que elas se encontrem no centro – o “beijo”. No caso do novo viaduto, conhecido como “Ramo A”, os dois pilares iniciais foram construídos na Marginal Sul da Anchieta e entre a SP-148 e a pista Norte da Anchieta.
Técnica semelhante foi aplicada na construção da pista descendente da Rodovia dos Imigrantes. “Como o viaduto passa sobre a Via Anchieta, incluindo as marginais, e a estrutura precisa ter um vão livre de 100 m de largura, essa foi a saída que encontramos para preservar a característica da rodovia, enquanto conseguimos, também, garantir a segurança viária e as boas condições de tráfego durante as obras, já que, com essa técnica, os bloqueios são mínimos e pontuais na rodovia, sem prejudicar a passagem dos motoristas”, explica o engenheiro responsável pela obra, Luiz Paulo Calixto Marchese.
Ele explica ainda que, para que fosse possível erguer esses pilares, nos extremos laterais, foi necessária executar os blocos de fundação, de cada lado da rodovia, onde foram aplicados aproximadamente 400m³ de concreto em cada um. “É um volume muito grande, que em obras do nosso sistema só utilizamos em blocos de fundação da segunda pista da Imigrantes”, disse o engenheiro. Com o encontro das duas pontas no centro do viaduto ,a próxima etapa é a instalação de pavimento e serviços complementares, como iluminação e sinalização, para a liberação do tráfego.
A obra, que começou em janeiro do ano passado, dará acesso direto para os veículos que querem seguir da Zona Noroeste de Santos à capital paulista, contribuindo com a melhora na fluidez do tráfego na zona portuária, o que vai refletir tanto na rotina dos caminhoneiros que passam pela região diariamente quanto no ganho de tempo e segurança viária de todos os usuários do trecho, especialmente, a população do entorno.
Binário 2
Os trabalhos da segunda fase da remodelação da entrada de Santos, o chamado Binário 2, que iniciaram em dezembro de 2021, alcançaram a marca de 90% dos serviços viários concluídos. Com investimentos de R$ 346,2 milhões, nesta fase, a obra contempla, além do novo viaduto, a recuperação total da SP-148, ampliação da capacidade da ponte sobre o Rio Casqueiro e implantação de duas passarelas de pedestres na altura do km 63.
O prazo de entrega é novembro de 2023. Além destas obras, está prevista, também, a implantação de um sistema de bombeamento de águas pluviais, com previsão de entrega para novembro de 2024.
ECOVIAS DO CERRADO
A Ecovias do Cerrado avança com uma das principais obras de melhorias viárias estipuladas em seu contrato de concessão: o Trevão de Monte Alegre de Minas, na interseção das BRs 365 e 153, no Triângulo Mineiro. O Trevão é um dispositivo do tipo “Trevo Completo”, que terá viadutos, pontes e quatro alças de acesso. A estrutura terá cerca de 1 km de extensão e foi projetada para garantir o livre tráfego na via, sem a necessidade de paradas para entrada e saída nos quatros sentidos da interseção rodoviária. A obra vai beneficiar usuários e a comunidade no entorno, na medida em que aumentará a segurança e a trafegabilidade na região, que hoje conta com uma rotatória com dimensões obsoletas para o atual volume de tráfego. A obra no Trevo de Monte Alegre foi iniciada em abril, com previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2024. A Ecovias do Cerrado administra 437 km de extensão das rodovias federais BR-364/365.
Desse total, 192,7 km pertencem à BR 364 e 244,3 km à BR-365. A BR-365 liga Uberlândia, principal cidade do Triângulo Mineiro, à divisa com Goiás, onde se conecta com a BR-364. Já o trecho da BR-364 sob concessão vai da cidade de Jataí (GO) até o entroncamento com a BR-365, na proximidade da divisa dos dois estados. O trecho faz parte de uma das mais importantes rotas de escoamento de grãos do Centro-Oeste até o porto de Santos. Também é fundamental para o abastecimento da região sul de Goiás e Minas Gerais, principalmente com produtos de carga geral, indústria, materiais de construção e alimentos.
Durantes os 30 anos de concessão, a companhia prevê investimentos da ordem de R$ 2,1 bilhões, sendo R$ 754 milhões aplicados nos primeiros cinco anos de contrato. Dentre as obras de melhorias, o contrato de concessão prevê 44 km de duplicações entre os entroncamentos com as BRs 153 e 154, 160 km de terceiras faixas, 88 km de acostamentos e 20 km de vias marginais. Desde outubro de 2020, os usuários das rodovias BR-364/365 contam com serviços de apoio na pista, como atendimento de emergência com ambulâncias e guinchos durante 24h, em todos os dias da semana. Toda a gestão desses recursos é realizada por um Centro de Controle Operacional (CCO).
ECO 050 A concessionária está trabalhando na duplicação do trecho urbano de Cristalina-GO, com implementação de novas pistas, vias marginais, dispositivos de segurança, sinalização vertical renovada, entre outras melhorias viárias. A obra faz parte do cronograma de duplicação dos 218 km do trecho goiano da BR-050, que neste momento encontra-se 94% concluídos. Em Cristalina, a frente está situada entre os km 95 e 102 da rodovia, com a implementação de 7 km de vias marginais, de 3,7 km de novas pistas, de três passarelas e três dispositivos de retorno. Esse trecho de duplicação deve ser concluído em abril do próximo ano e inclui 3,7 km de duplicação, 3 trevos, 3 passarelas e implantação de 6,2 km de vias marginais.
A Eco050, uma empresa do Grupo EcoRodovias, é a nova concessionária da rodovia BR-050. São 436,6 km de extensão que compõem o estratégico corredor viário passando por nove municípios de Goiás e Minas Gerais. O trecho concedido contempla uma das principais vias de ligação entre o Distrito Federal e São Paulo, que se inicia no entroncamento com a BR-040, em Cristalina (GO), e se estende até a divisa de Minas Gerais com São Paulo, no munícipio de Delta (MG). Originalmente, o trecho sob concessão é composto por 218,1 km de pista dupla no Estado de Minas Gerais e 218,5 km de pista simples no Estado de Goiás.
A rodovia passa, atualmente, por extensos trabalhos de manutenção e melhorias. São mais de 1.200 trabalhadores voltados à recuperação do pavimento, da sinalização, da conservação, e às obras de duplicação da BR-050. No trecho de Goiás, as obras de melhoria e ampliação da capacidade da rodovia seguem em andamento. Em pouco mais de quatro anos de obras, 176 km de pistas, de Cristalina a Catalão, estão duplicados.
Durante os 30 anos de concessão, a BR-050 terá recebido R$ 3 bilhões de investimentos. Entre as principais melhorias a serem realizadas, destacam-se a conclusão da duplicação da rodovia no trecho de Goiás, a recuperação estrutural do pavimento em trechos que sse localizam no Estado de Minas Gerais, além da implantação de novos trevos e dispositivos de segurança.
ECOPISTAS – CORREDOR AYRTON SENNA/CARVALHO PINTO, ENTRE SÃO PAULO E TAUBATÉ A Ecopistas finalizou em junho desse ano as obras da 3ª faixa de rolamento entre o km 56 e o km 45 da rodovia Ayrton Senna (SP-070), no sentido São Paulo, na região de Mogi das Cruzes, além do alargamento dos dois viadutos, no km 51 e no km 46 da via.
A nova faixa amplia em até 50% a capacidade do tráfego na região, dando maior fluidez aos cerca de 22 mil veículos que passam diariamente pelo trecho. Também elimina pontos de congestionamento, colaborando para o desenvolvimento da região do Alto Tietê, que conta agora com 11 km de faixa adicional em direção à capital paulista. Os trabalhos incluíram serviços de terraplanagem, pavimentação, sinalização, deslocamento da rede de fibra ótica, entre outros. Cerca de 90 empregos diretos e indiretos foram gerados durante as obras.
A rodovia Ayrton Senna, antiga rodovia dos Trabalhadores, foi inaugurada em 1982. Com extensão inicial de 50 km, a nova estrada passou a interligar a capital paulista à cidade de Guararema, na região do Alto Tietê. Seu traçado é paralelo à Rodovia Presidente Dutra e a estrada cruza, ainda em seu início, na divisa entre São Paulo e Guarulhos, o Parque Ecológico do Tietê. À época, foi inaugurada também uma ligação entre a rodovia e o Aeroporto Internacional de Guarulhos, a rodovia Hélio Smidt (SP-019).
Em 1990, começou a ser construída a continuação da então Rodovia dos Trabalhadores. Inaugurada em 1994, já sob o nome de Rodovia Carvalho Pinto e com 70 km de extensão, a estrada liga Guararema a Taubaté. A rodovia tornou-se uma das mais importantes vias para a distribuição da produção industrial das cerca de duas mil empresas instaladas na região do Vale do Paraíba, com destaque para a forte presença das indústrias do setor automobilístico, como Volkswagen e GM, e siderúrgico, como a Usiminas. Além do papel econômico, o complexo cumpre importante função turística no Estado de São Paulo.
As duas estradas fazem a ligação entre a região Metropolitana de São Paulo e o Vale do Paraíba e possibilitam o acesso ao Rio de Janeiro, às praias do Litoral Norte e à região serrana de Campos do Jordão. Desde 2009, o trecho é administrado pela Ecopistas, sob edital de licitação n° 003/2008, junto ao Governo do Estado de São Paulo e regulamentado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo – Artesp. Atualmente, o corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto recebe cerca de 150 mil veículos pedagiados por dia, nos dois sentidos, e faz parte do Corredor de Exportação Campinas – Vale do Paraíba Litoral Norte.
TRECHOS ADMINISTRADOS PELA ECOPISTAS QUE COMPÕEM O CORREDOR AYRTON SENNA/CARVALHO PINTO: SP 070 – Rodovias Ayrton Senna e Carvalho Pinto: entre o km 11+190, em São Paulo, e o km 134+700, no entroncamento com a Rodovia Oswaldo Cruz (SP-125), no município de Taubaté.
Ao todo, 123,51 km; SP 019 – Rodovia Hélio Smidt: entre o km 0, no entroncamento com a rodovia Ayrton Senna (SP 070) e o km 2+400, em Guarulhos; SP 099 – Rodovia dos Tamoios: entre o km 4+500, em São José dos Campos, e o km 11+500, também em São José dos Campos; Via de Interligação SPI 179/060: Liga a rodovia BR 116 (km 179) à SP 070, também do km 0, no entroncamento com a BR 116, ao km 5+400, no entroncamento com a SP 070, em Guararema; Via de Interligação SPI 035/056: Liga a rodovia SP 056 à SP 070, do km 0, no entroncamento com a SP 056, em Itaquaquecetuba, ao km 0+880, no entroncamento com a SP 070, também em Itaquaquecetuba; Via de Interligação SPI 117/060: Liga a rodovia BR 116 (km 117) à SP 070, também do km 0, no entroncamento com a BR 116, ao km 4+700, no entroncamento com a SP 070, em Taubaté; Outros trechos: Segmentos transversais, trevos, obras de arte e instalações complementares do tipo urbano ou rodoviário da rodovia SP 070. Os principais segmentos mencionados totalizam 2,0 km e estão localizados no km 45 (interseção com SP 088) e no km 111 (interseção com SP 103).