Categorias

1 de dezembro de 2021

Governo de SP aguarda decisão da Justiça para começar as obras do piscinão Jaboticabal

Recursos do estado já estão garantidos para o reservatório, mas perícia no terreno impede a construção 


O governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), aguarda a liberação da Justiça para iniciar as obras do piscinão Jaboticabal, que vai beneficiar cerca de 500 mil pessoas entre São Paulo, São Caetano do Sul e São Bernardo do Campo, na região do ABC.  O projeto do reservatório já está aprovado e o recurso do estado garantido, no entanto uma perícia solicitada no espaço onde será construído o Jaboticabal impede o início das obras.

O reservatório será construído em um local com quatro terrenos próximo ao quilômetro 13 da rodovia Anchieta e parte desse espaço precisa ser desapropriada após análise solicitada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo em Junho, mas ainda sem resposta. 

A obra do piscinão é uma demanda histórica da região e prevê o fim das enchentes nas áreas próximas aos córregos Ribeirão dos Couros e dos Meninos. O reservatório deverá ocupar área total de 166,9 mil metros quadrados e será construído pelo Consórcio RAC Jaboticabal, formado pelas empresas Passarelli Engenharia e Construção Ltda e Planova Infraestrutura Eireli.

O secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo, Marcos Penido, afirma que com a conclusão da pendência judicial, a construção estará liberada: “Aprovada a perícia, será concluída a desapropriação e início imediato das obras”, destaca Penido.

O Jaboticabal, com previsão de obras durante 15 meses, tem investimento de R$ 238 milhões, financiados com os próprios recursos do tesouro estadual. O governo de SP chegou a solicitar financiamento junto à Caixa Econômica Federal para as obras em março de 2019, mas até o momento a instituição não retornou as negociações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.