O governo do Estado de São Paulo anunciou investimentos de R$ 14,8 milhões para o desenvolvimento dos projetos de dois novos reservatórios de água para a região de Campinas.
Com o aporte, serão realizados os projetos executivos e as pesquisas de impacto ambiental na Bacia dos rios Piracicaba, Jundiaí e Capivari, que receberá os reservatórios. Segundo o governo paulista, a barragem Pedreira, no rio Jaguari, terá 26,3 milhões de m³ de água e, a barragem Duas Pontes, no rio Camanducaia, 41,1 milhões de m³.
O reservatório de Pedreira ocupará uma área de 2,1 km² e vai permitir uma vazão regularizada de 9,6 mil litros de água por segundo. O reservatório Duas Pontes deverá ocupar uma área de 4,6 km² e vai permitir uma vazão regularizada de 9,8 mil litros de água por segundo. O ganho total de vazão em relação às vazões mínimas será de 6,4 mil litros de água por segundo.
Os novos reservatórios serão construídos abaixo do complexo Cantareira e têm por objetivo criar uma reserva hídrica estratégica que vai permitir aprimorar a operação do Sistema Cantareira, especialmente nas épocas de estiagem.
Fonte: Governo do Estado de São Paulo