A montadora coreana Hyundai Motors anunciou a retomada da construção de sua segunda fábrica no Brasil, localizada em Piracicaba (SP), com as obras previstas para iniciar em abril. O projeto, que havia sido suspenso devido à crise financeira global, é um marco para a indústria automotiva e para o setor de construção pesada no país.
Leia também: Knauf do Brasil investe R$ 150 mi em segunda fábrica
A informação, inicialmente veiculada pelo site coreano Edaily, foi confirmada por uma fonte próxima à empresa no Brasil. Segundo a fonte, o projeto “nunca saiu dos planos da companhia”, reforçando o compromisso da Hyundai com o mercado brasileiro. O memorando de entendimentos para a construção da unidade foi assinado em setembro do ano anterior, com o Governo do Estado de São Paulo, que ofereceu incentivos fiscais e de infraestrutura.
Investimento Bilionário e Produção Focada em Veículos Compactos
Com um investimento total de US$ 600 milhões, a nova unidade da Hyundai tem como objetivo a produção de 100 mil veículos compactos por ano. Essa produção será destinada não apenas ao mercado brasileiro, mas também ao mercado sul-americano, consolidando a posição da montadora na região.
A previsão inicial de início de operação da fábrica era 2011, mas com a suspensão temporária, a nova data foi ajustada para 2012. A retomada do projeto é impulsionada pelos excelentes resultados de vendas da Hyundai no Brasil, que registraram um crescimento de 16,1% no primeiro semestre de 2009, um dos maiores do setor.
Leia também: Farmacêutica constrói no País maior complexo industrial da empresa na América Latina
A chegada da nova fábrica também impulsionará a cadeia de suprimentos local, uma vez que a empresa prometeu trazer pelo menos oito fabricantes coreanos de peças para abastecer a unidade. Isso gerará novas oportunidades de negócios e empregos na região, movimentando ainda mais a economia de Piracicaba.





