A alemã Knauf do Brasil investiu R$ 150 milhões na construção de uma fábrica em Camaçari (BA) para a produção de sistemas de construção a seco (drywall). A nova unidade industrial possui 20 mil m² de área construída dentro de uma área total de 157 mil m². Com a nova estrutura, a empresa vai aumentar em 80% a sua capacidade produtiva total, que inclui a fábrica no município de Queimados (RJ).
O diretor geral da Knauf do Brasil, Günter Leitner, diz que a escolha de Camaçari se deu por vários fatores. Entre eles estão a disponibilidade de energia e de infraestrutura. Também pesou na escolha a oferta de gipsita, matéria-prima para fabricação do gesso. De acordo com Leitner, a Knauf espera um crescimento anual de 15% a 20% no consumo de toda a região Nordeste para os próximos três anos.
A nova unidade de Camaçari também abriga um Centro de Treinamento para capacitar e treinar a mão de obra para a instalação dos sistemas drywall. A expectativa é que a nova fábrica gere cerca de 150 empregos, entre diretos e indiretos, para a região.
Fonte: Redação OE