A execução de LT de 1500 km, atravessando 40 municípios

A execução de LT de 1500 km, atravessando 40 municípios

Compartilhe esse conteúdo

Em maio de 2025, a InfraBrasil iniciou a execução das obras de terraplenagem e infraestrutura objetivando à ampliação da Subestação Silvânia do projeto GATE – Lote 01, localizada no município de Silvânia (GO), pertencente à empresa CET Brazil Transmissão de Energia LTDA, no âmbito do projeto de transmissão UHVDC 800KV Graça Aranha Silvânia.

Trata-se do maior projeto de concessão de transmissão de energia do Brasil, com mais de 1500 km de fios, ligando Graça Aranha (MA) à Silvânia (GO). A estrutura passa por mais de 40 municípios, em 3 estados. O objetivo do projeto é escoar a energia eólica e solar produzida no Nordeste rumo ao Centro-Oeste.

A InfraBrasil, em parceria com a MP Terraplenagem, irá movimentar aproximadamente 1.581.900m³ de terra entre escavações e aterros compactados, numa área de 432.000m², em um prazo estimado de 90 dias de obra, incluindo a implantação da estrutura de pavimentação dos acessos finais ao empreendimento.

A CET Brazil é uma empresa que pertence a State Grid Brazil Holding, empresa chinesa do grupo State Grid Corporation of China, líder na indústria de transmissão e transformação de energia no mundo, possuindo uma extensão total de 14.000 quilômetros de linhas de transmissão construídas em 30 países.

Em 2017, a InfraBrasil executou, para a CET Brazil, as obras de terraplenagem e infraestrutura para a implantação da Subestação XINGU-RIO, no município de Paracambi (RJ), que faz parte do sistema de distribuição de energia da Usina de Belo Monte, no Pará, em uma área de 350 mil m², perfazendo um volume de 1,2 milhão de m³ de movimentações de materiais, entre escavações e aterros compactados.

Para a execução dos serviços em Silvânia, a InfraBrasil está disponibilizando equipamentos de grande porte operacional de sua frota, tais como os Caminhões Fora de Estrada LGMG CMT106, com capacidade de até 70 toneladas de carga, escavadeiras LGMG ME106, capacidade operacional de 100 toneladas, além de Scrapers com capacidade de 21m³ da canadense K-Tec.

Estes equipamentos das marcas LGMG, Sunward e K-Tec, além de serem utilizados nas obras da InfraBrasil, são comercializados e locados pelo segmento de negócio focado na distribuição de caminhões e equipamentos 0km e seminovos, a InfraBrasil Equipamentos Pesados, criada para atender a rigorosos padrões de qualidade e segurança presentes no setor da mineração e obras de grande porte.

O emprego dessa linha de equipamentos de grande porte objetiva uma alta produtividade, disponibilidade, eficiência e garantia de entrega da obra, atendendo o desafiador prazo estipulado pela CET Brazil para execução deste grande e necessário projeto, demonstrando a confiança renovada nesta parceria com a Infrabrasil.


Compartilhe esse conteúdo