O Grupo Pátria arrematou nesta quinta-feira (30) o lote 5 das rodovias do Paraná após oferecer um desconto de 23,83% sobre a tarifa básica do pedágio. O leilão foi realizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) e contou com outra concorrente: o Consórcio Way Brasil + Kinea.
Responsável pelo lote 1 das rodovias no estado desde o início do ano passado, sob o nome de Via Araucária, o Grupo Pátria também assumirá 430,78 km das rodovias BR-158, BR-163, BR-369, BR-467 e PR-317, que ligam Maringá a Cascavel e Guaíra a Cascavel, no noroeste e oeste do Paraná.
Nos próximos 30 anos, a empresa investirá R$6,6 bilhões em obras e R$5,1 bilhões em serviços de manutenção e conservação, um total de R$11,7 bilhões. Com o valor, as rodovias deverão ser beneficiadas com 238,57 km de duplicações, 20 km de vias marginais e 3,7 km destinados à implantação de contornos, como o de Guaíra. Além disso, estão previstos 12 km novos de rodovias, 55 obras de arte especiais(viadutos e pontes), cinco passarelas para pedestres, 12 km de ciclovias e três passagens de faunas.
Os maiores trechos estão na BR-369 entre Campo Mourão e Cascavel (170,81 km)e na BR-163 entre Guaíra e Marechal Cândido Rondon (58,2 km). De acordo com o cronograma da ANTT, a assinatura do contrato do lote 5 deve ocorrer até fevereiro de 2026. Ainda não há data definida para o início da cobrança do pedágio nas cinco praças, duas delas novas. Nos lotes anteriores, a cobrança começou cerca de dois meses após a assinatura.
O lote 5 terá cinco praças de pedágio, sendo que duas serão implantadas nos próximos meses:
● Cascavel – BR-163 (nova praça)
● Terra Roxa – BR-163 (nova praça)
● Corbélia – BR-369 (existente)
● Mamborê – BR-369 (existente)
● Floresta – PR-317 (existente)
O sócio do Grupo Pátria, Thiago Bronzi, afirmou que o lote 5 estava na mira desde o início das concessões em 2023. Segundo ele, fechar o ciclo de concessões das rodovias do Paraná foi “uma vitória valiosa construída com anos de estudo” e que agora o foco é cumprir as obras previstas. “Estamos preparados para alocar todos esforços e recursos para realizar as melhorias nas rodovias, garantindo a segurança, conforto e eficiência aos usuários”, declarou Bronzi.
Lista de cidades atendidas pelo trecho:
Campo Mourão;
Cascavel;
Corbélia;
Engenheiro Beltrão;
Floresta;
Guaíra;
Juranda;
Mamborê;
Marechal Cândido Rondon;
Maringá;
Mercedes;
Peabiru;
Quatro Pontes;
Terra Roxa;
Toledo;
Ubiratã.
Esse foi o último dos seis lotes do novo pacote de concessões de estradas paranaenses. O primeiro leilão foi realizado em 2023, dois anos após o fim do antigo Anel de Integração, que vigorou por 24 anos e acumulou polêmicas com a não entrega de obras previstas inicialmente em contrato.
O Grupo Pátria tem avançado significativamente em concessões rodoviárias, com destaques em leilões e aquisições estratégicas.
Recentes Concessões e Leilões
● Leilão da Rodovia Raposo Tavares: Em setembro de 2025, a empresa Infra BR V Missouri Holding, do grupo Pátria, venceu o leilão de concessão do Lote Paranapanema, que abrange trechos da Rodovia Raposo Tavares (SP- 270). O contrato terá duração de 30 anos e prevê investimentos de quase R$6 bilhões, incluindo a implementação de faixas adicionais e melhorias na rodovia.
● Aquisição da Concessionária Cart: O grupo também anunciou a aquisição da Cart (Concessionária Auto Raposo Tavares), que atualmente é operada pela Invepar. Essa aquisição marca a entrada do Pátria em um segundo contrato rodoviário, além de sua gestão de 570 km de estradas no centro-oeste paulista.
● Concessão no Paraná: Em agosto de 2023, o grupo Pátria venceu a concessão do primeiro lote de rodovias do Paraná, que inclui 473 km de rodovias federais e estaduais. O contrato, que também terá duração de 30 anos, prevê investimentos de R$13,1 bilhões, com um desconto de 18,25% nas tarifas de pedágio.







