Foi na Bauma de 1998, que a Liebherr apresentou, pela primeira vez, o guindaste LTM 1500-8.1. Em 2008, a empresa celebrou a entrega da 200a unidade. Esse surpreendente resultado, entretanto, foi ultrapassado apenas dois anos depois com a entrega do 300o LTM 1500-8.1, o que significa que o modelo de 500 t, segundo a fabricante, continua a ser o guindaste telescópico mais bem sucedido de sua classe em todo o mundo.
O 300o LTM 1500-8.1 foi comprado pela Tomé Equipamentos e Transportes S.A., uma das empresas do Grupo Tomé, criado em 1973. Atualmente o grupo conta com cerca de 4 mil colaboradores e está envolvido nos setores da engenharia e construção, por meio da Tomé Engenharia S.A., uma das mais importantes empresas "EPC" nos setores de Óleo e Gás, Mineração, Eólicas entre outros.
A Tomé Equipamentos e Transportes S.A. atua com uma frota de 200 guindastes sobre pneus e esteiras, bem como mais de 700 combinações de conjuntos transportadores e uma equipe de 1500 colaboradores altamente capacitados para movimentação e verticalização de cargas superdimensionadas.
Fortes ligações de negócio foram estabelecidas entre Tomé e Liebherr em 2009, quando, em 24 de dezembro, a Tomé fez um pedido de mais de 40 milhões de euros. Entre outras máquinas, isso incluiu três LR 1600/2-W os maiores e mais potentes guindastes desta categoria, e os únicos no mercado configurados tanto na versão standard como para montagem de aero geradores; um LR 1750, duas unidades de LTM 11200-9. 1 e o LTM 1500-8. 1 que agora foi entregue. Washington Luiz de Moura, diretor financeiro da Holding Tomé e COO da Tomé Equipamentos e Transportes, salienta que o fácil e rápido fornecimento de peças de reposição e o serviço pós vendas confiável foram importantes razões por trás da decisão de celebrar a parceria com a Liebherr, bem como , o leque de conhecimentos técnicos dos especialistas da Liebherr que mostrou-se extremamente impressionante.
Fatores importantes para o sucesso da LTM 1500-8. 1 são sua alta capacidade de elevação e sua extraordinária mobilidade na estrada e na obra também. Com uma carga de 12 toneladas por eixo e o peso total de 96 toneladas, ele pode viajar até 80 km/h na estrada, completo com todos os elementos de apoio e uma lança de quatro partes com 50 metros de comprimento.
Os operadores de guindastes podem escolher uma lança telescópica entre 50 e 84 metros. Graças ao design modular da lança e "Telematik single-ram telescoping system", entretanto, é possível utilizar ambos comprimentos sem maiores investimentos. E o LTM 1500-8. 1 é popular entre os operadores de guindastes que apreciam a operação fácil e os procedimentos de montagem rápida e simples, , quando se trata, por exemplo, de montar o lastro, o sistema Y-guying ou o jib.
Fonte: Estadão