A Intech Engenharia, empresa brasileira especializada em Método Não Destrutivo (MND) de Perfuração Horizontal Direcional (HDD), participa do 30th International NO-DIG 2012 juntamente com sua parceira a Horizontal Drilling International (HDI), empresa francesa com projetos globais em MND. Organizado pela Associação Brasileira de Tecnologia Não Destrutiva (Abratt) e pela The International Society for Trenchless Technology (ISTT), o evento acontece até o dia 14 de novembro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo.
Patrocinadora do 30th International NO-DIG 2012, a Intech vai mostrar seu histórico em instalação de dutos de aço carbono e de PEAD de grandes diâmetros em obras de travessias e cruzamentos para linhas de gás, óleo, energia elétrica, minérios, água e esgoto. A experiência da empresa também abrange os setores de biocombustíveis, telecomunicações, perfuração de petróleo e a área de descontaminação de solo. Para apresentar esse histórico, a Intech projetou um estande com apresentação de vídeos e distribuição do informativo da empresa, que apresenta suas obras mais recentes.
“A realização desse evento internacional no Brasil contribuirá definitivamente para incentivar o uso do MND no País”, afirma o diretor superintendente da empresa, José Eduardo Frascá Poyares Jardim. Ele ressalta que a empresa foi uma das incentivadoras do 30th International NO-DIG 2012 e que a Intech é o maior prestador de serviços presente no congresso e na exposição. “Atendemos as maiores empresas do setor de óleo e gás do Brasil tanto em obras tradicionais usando a tecnologia de perfuração horizontal direcional como em atividades de alta complexidade como os chamados shore approaches”, detalha Jardim. O executivo se refere às chamadas aproximações de praia, técnica que a Intech é líder e única empresa brasileira com projetos executados.
Na área de mineração, participou recentemente da construção de trechos do maior mineroduto do mundo, o Minas-Rio, pertencente ao grupo Anglo American. Ainda nesse segmento, a empresa atuou na instalação de trechos urbanos do terceiro mineroduto da Samarco, realizados no Estado do Espírito Santo. Nesses dois últimos casos, o expertise da Intech foi decisivo na escolha da empresa como executora dos projetos na avaliação da Anglo American, dona do projeto Minas-Rio, e do consórcio GDK-Sinopec, contratado pela Samarco para as obras de toda extensão do terceiro mineroduto, que faz parte do projeto P4P da mineradora.
No setor de saneamento urbano, a Intech trará a experiência da sua parceria HDI no uso do HDD em projetos de emissários submarinos. Já na área de energia elétrica, a empresa posicionou-se como parceira do grupo AES Eletropaulo na realização de obras de redes subterrâneas. Nesse caso, a distribuidora de energia, que atende 24 municípios do da região metropolitana de São Paulo, contratou a empresa para realizar obras de perfuração horizontal direcional por um período de dois anos. Os projetos iniciaram em 2011 e beneficiarão tanto obras de melhoria do sistema quanto para atendimento de clientes da concessionária.
“Em todas as obras contratadas, acreditamos que a nossa qualificação técnica tem contribuído para mudar a cultura de vala aberta”, argumenta Carlos Pimenta, diretor comercial. De acordo com o executivo, o MND pode ser aplicado com sucesso em projetos de vários setores e não apenas nos segmentos de óleo e gás, tradicionais usuários da tecnologia.
Fonte: Padrão