Da Agência Brasil
O fechamento da Hidrovia Tietê-Paraná está impedindo que dezenas de milhares de t de carga, predominantemente soja, cheguem ao seu destino. A previsão é de que a hidrovia seja liberada só na próxima quarta-feira (3).
Segundo o Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo, a responsabilidade do acidente é “inteiramente da ADM/Sartco", empresa responsável pela barca que colidiu com uma torre de linha de transmissão de energia elétrica. Ela poderá arcar com os possíveis prejuízos advindos do acidente.
Na última sexta-feira (22), a embarcação Mepla 4 desviou 350 m da sua rota e bateu na torre, que caiu e atingiu mais cinco torres. Parte da linha de transmissão ficou solta no leito do rio, impedindo a navegação.
Segundo o Departamento Hidroviário paulista, há 12 comboios, sendo seis vazios, cinco com soja e um levando madeira, aguardando a liberação da hidrovia. Eles estão transportando cerca de 30 mil t de carga.
A Hidrovia Tietê-Paraná é o “principal corredor de exportação de soja e milho do Centro-Oeste em direção a Santos", na avaliação das autoridades paulistas. A estimativa é que 7 milhões de t de carga naveguem por esta hidrovia em 2013.
Fonte: Padrão