Interiorização é a tendência dos centros de compra no País

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José Carlos Videira

 

O número de shopping centers no Brasil está crescendo fora dos grandes centros. De acordo com o censo realizado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), “há uma tendência cada vez maior de interiorização desses empreendimentos”.

 

R$ 1,06 bilhão em 30 novos shoppings

 

 

Na pesquisa realizada no ano passado, a Abrasce constatou que, “pela primeira vez na história da indústria de shopping centers, o percentual de centros de compras fora das capitais é maior do que em capitais”.  Dos 522 shoppings em operação no País, segundo a entidade, 51% estão localizados em outras cidades e 49% nas capitais.

Dos 25 shoppings inaugurados no ano passado, 14 ficaram longe das capitais, o equivalente a 54% do total. Para este ano, a Abrasce prevê mais 26 novos shoppings, dos quais mais 14 fora das capitais. Segundo a entidade, até o final de 2005, 11 cidades abrigarão seu primeiro shopping.

O foco da Tenco, que desenvolve, gerencia, comercializa e administra shopping centers, é justamente a interiorização. Segundo o seu presidente, Eduardo Gribel, “há um grande número de cidades sem shopping, e as cidades médias e pequenas crescem mais do que a média nacional”.

A Tenco, que hoje tem em seu portfólio 26 shoppings, 12 inaugurados e 10 em implantação, vai investir R$ 1,06 bilhão para ter 30 shoppings, em seis anos.

A estratégia da empresa, nos mercados em que busca oportunidades, é implantar o shopping dominante da cidade ou, de preferência, o único. Ela busca sempre participação societária de no mínimo 2/3 do empreendimento e não abre mão de gerenciar a implantação e a administração do shopping.

“Para nós, a cidade é elegível se tiver no mínimo 200 mil habitantes”, afirma Gribel. De acordo com a Abrasce, hoje, as cidades com menos de 500 mil habitantes já concentram 41% dos centros de compra pelo País.

De acordo com o presidente da Tenco, o tempo médio para a execução da obra dos seus shopping centers é de 15 meses. “Nossas obras são realizadas mediante concorrência entre construtoras e com o preço fechado”, acrescenta o empresário.

No ano passado, a Tenco abriu dois shoppings, o Lages Garden Shopping, em Lages, na região serrana de Santa Catarina, a 280 km de Florianópolis, e outro em Boa Vista, o primeiro no Estado de Roraima. A Tenco tem em seu portfólio mais quatro obras contratadas: o Via Café Garden Shopping, no município de Varginha (MG), o Juá Garden Shopping, na cidade de Juazeiro (BA), o Viamão Garden Shopping, localizado no Rio Grande do Sul, o Bragança Garden Shopping, em Bragança Paulista (SP), e o Itaquá Garden Shopping, em Itaquaquecetuba (SP).  Outras duas obras estão em contratação: em Guarapuava (PR) e Garanhuns (PE).

O sócio-fundador da Lumine, Claudio Salum, confirma a tendência de crescimento da interiorização dos shoppings no Brasil, mas acrescenta aí as cidades localizadas nas regiões metropolitanas das grandes capitais. “Nesses mercados, o consumidor já está acostumado a frequentar grandes centros de compras”, afirma.

Claudio Salum: Cidades do interior têm mais áreas disponíveis

 

 

Menos burocracia

A aceleração do processo de interiorização, na opinião de Salum, também se deve à facilidade de se encontrar locais para implantação. “É mais fácil achar uma grande área disponível em cidades do interior do que nas grandes capitais”, frisa.

Em cidades menores, o fundador da Alumine diz que a disposição das prefeituras locais de ajudar na implantação de shoppings é muito maior do que nos grandes centros. “A burocracia varia de cidade para cidade, mas, nos grandes centros, a preocupação das autoridades já é bem maior.”

A Lumine constrói o Cantareira Norte Shopping, em São Paulo, que deve ficar pronto até o final do ano. No ano passado, três shoppings administrados pela empresa abriram as portas: o Shopping Praça Nova Araçatuba, em Araçatuba (SP), o OFF Outlet Fashion Fortaleza, em Caucaia (CE), e o Anhanguera Parque Shopping, em Cajamar (SP), este último parcialmente, com previsão de inauguração total no segundo semestre deste ano.

 

 

A empresa ainda trabalha no planejamento, administração e comercialização do Shopping Jardim Arujá (primeiro da cidade de Arujá, na região leste da Grande São Paulo), com previsão de inauguração para novembro de 2016.

 

 

 

Em 2015

26

novos shoppings

14

fora das capitais

11

cidades terão 1º shopping

 

Fonte: Abrasce

 

 

 

 

Inaugurado em novembro do ano passado, o Lages Garden Shopping (foto), no alto da serra

catarinense, não tem concorrentes num raio de mais de 200 km. Investimento de R$ 120 milhões da Tenco e investidores locais, faz parte da estratégia da empresa de buscar novas fronteiras para os seus centros de compras

Fonte: Revista O Empreiteiro


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