O número de shopping centers no Brasil está crescendo fora dos grandes centros. De acordo com o censo realizado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), “há uma tendência cada vez maior de interiorização desses empreendimentos”.
R$ 1,06 bilhão em 30 novos shoppings
Na pesquisa realizada no ano passado, a Abrasce constatou que, “pela primeira vez na história da indústria de shopping centers, o percentual de centros de compras fora das capitais é maior do que em capitais”. Dos 522 shoppings em operação no País, segundo a entidade, 51% estão localizados em outras cidades e 49% nas capitais.
Dos 25 shoppings inaugurados no ano passado, 14 ficaram longe das capitais, o equivalente a 54% do total. Para este ano, a Abrasce prevê mais 26 novos shoppings, dos quais mais 14 fora das capitais. Segundo a entidade, até o final de 2005, 11 cidades abrigarão seu primeiro shopping.
O foco da Tenco, que desenvolve, gerencia, comercializa e administra shopping centers, é justamente a interiorização. Segundo o seu presidente, Eduardo Gribel, “há um grande número de cidades sem shopping, e as cidades médias e pequenas crescem mais do que a média nacional”.
A Tenco, que hoje tem em seu portfólio 26 shoppings, 12 inaugurados e 10 em implantação, vai investir R$ 1,06 bilhão para ter 30 shoppings, em seis anos.
A estratégia da empresa, nos mercados em que busca oportunidades, é implantar o shopping dominante da cidade ou, de preferência, o único. Ela busca sempre participação societária de no mínimo 2/3 do empreendimento e não abre mão de gerenciar a implantação e a administração do shopping.
“Para nós, a cidade é elegível se tiver no mínimo 200 mil habitantes”, afirma Gribel. De acordo com a Abrasce, hoje, as cidades com menos de 500 mil habitantes já concentram 41% dos centros de compra pelo País.
De acordo com o presidente da Tenco, o tempo médio para a execução da obra dos seus shopping centers é de 15 meses. “Nossas obras são realizadas mediante concorrência entre construtoras e com o preço fechado”, acrescenta o empresário.
No ano passado, a Tenco abriu dois shoppings, o Lages Garden Shopping, em Lages, na região serrana de Santa Catarina, a 280 km de Florianópolis, e outro em Boa Vista, o primeiro no Estado de Roraima. A Tenco tem em seu portfólio mais quatro obras contratadas: o Via Café Garden Shopping, no município de Varginha (MG), o Juá Garden Shopping, na cidade de Juazeiro (BA), o Viamão Garden Shopping, localizado no Rio Grande do Sul, o Bragança Garden Shopping, em Bragança Paulista (SP), e o Itaquá Garden Shopping, em Itaquaquecetuba (SP). Outras duas obras estão em contratação: em Guarapuava (PR) e Garanhuns (PE).
O sócio-fundador da Lumine, Claudio Salum, confirma a tendência de crescimento da interiorização dos shoppings no Brasil, mas acrescenta aí as cidades localizadas nas regiões metropolitanas das grandes capitais. “Nesses mercados, o consumidor já está acostumado a frequentar grandes centros de compras”, afirma.
Claudio Salum: Cidades do interior têm mais áreas disponíveis
Menos burocracia
A aceleração do processo de interiorização, na opinião de Salum, também se deve à facilidade de se encontrar locais para implantação. “É mais fácil achar uma grande área disponível em cidades do interior do que nas grandes capitais”, frisa.
Em cidades menores, o fundador da Alumine diz que a disposição das prefeituras locais de ajudar na implantação de shoppings é muito maior do que nos grandes centros. “A burocracia varia de cidade para cidade, mas, nos grandes centros, a preocupação das autoridades já é bem maior.”
A Lumine constrói o Cantareira Norte Shopping, em São Paulo, que deve ficar pronto até o final do ano. No ano passado, três shoppings administrados pela empresa abriram as portas: o Shopping Praça Nova Araçatuba, em Araçatuba (SP), o OFF Outlet Fashion Fortaleza, em Caucaia (CE), e o Anhanguera Parque Shopping, em Cajamar (SP), este último parcialmente, com previsão de inauguração total no segundo semestre deste ano.
A empresa ainda trabalha no planejamento, administração e comercialização do Shopping Jardim Arujá (primeiro da cidade de Arujá, na região leste da Grande São Paulo), com previsão de inauguração para novembro de 2016.
Em 2015
26 | novos shoppings |
14 | fora das capitais |
11 | cidades terão 1º shopping |
Fonte: Abrasce
Inaugurado em novembro do ano passado, o Lages Garden Shopping (foto), no alto da serra
catarinense, não tem concorrentes num raio de mais de 200 km. Investimento de R$ 120 milhões da Tenco e investidores locais, faz parte da estratégia da empresa de buscar novas fronteiras para os seus centros de compras
Fonte: Revista O Empreiteiro