Janaina Cabral Angelim é diretora de Operações na Engeform Energia Renovável

“Eu sou engenheira eletricista pela POLI – Escola Politécnica de Pernambuco e tenho especialização em Gestão da Manutenção, Gestão de Projetos e Gestão da Qualidade em Serviços. Tudo isso eu conquistei em fases diferentes da minha vida e utilizo os conhecimentos até hoje, no papel que desenvolvo na Engeform.

Comecei minha trajetória trabalhando com a geração de energia e geração térmica, na década de 90. Passei um bom tempo trabalhando na implantação de usinas e com a geração de térmica. Depois disso, atuei um período com distribuição de energia. Em 2010, decidi sair um pouquinho da segurança desse setor e passei a atuar com energias renováveis, basicamente eólica e solar.

Entrei na Engeform Energia Renovável, no ano de 2014, para ajudar o time na Fase I da implantação do complexo Eólico Serra das Vacas.  

Uma coisa muito legal da Engeform é seu princípio de que “tudo que merece ser feito, merece ser bem feito”. Acho que isso é o maior norte para qualquer um. Eu sou perfeccionista, gosto das coisas bem-feitas, gosto de ensinar as pessoas e o que me motiva muito é poder multiplicar o conhecimento, fazer as pessoas crescerem juntas. Não há nada melhor do que você começar qualquer coisa do zero e aquilo se transformar em algo muito legal, como no caso de renováveis.

É muito bom você ter como missão a atividade de transformar e criar novas coisas, acho que essa é a melhor parte da carreira técnica. Seja qual for o produto, acho que o que mais me empolga é criar e desenvolver.

Em todos os empreendimentos em que passo, procuro conviver com as comunidades e conhecer suas histórias e desafios para poder contribuir de alguma forma. Por ser mulher, é sempre muito impactante me deparar com certas realidades, diante disso, em todo e qualquer empreendimento que tenho o desafio de gerir, procuro destinar ações sociais para mulheres, idosos e crianças, para que possam ser beneficiados e afastados de certas realidades sempre que possível.”

Janaina Cabral Angelim é diretora de Operações na Engeform Energia Renovável, desde o ano de 2014. Formada em engenharia Elétrica – Eletrotécnica, pela Universidade de Pernambuco (UPE), com duas pós-graduações, uma em Gestão da Qualidade em Serviços, pela Universidade de Pernambuco (UPE), e a outra em Gestão da Manutenção, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), além de MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a executiva conta com experiência consolidada no desenvolvimento e implantação de projetos; negociação e gestão de contratos turnkey; conhecimento em implantação e O&M de usinas de geração eólica, plantas de cogeração de energia e sistemas de transmissão até 230kV, além de amplo conhecimento em implantação, padronização, planejamento e gerenciamento de processo de O&M em distribuidoras e geradoras, e implantação da gestão de ativos, segundo resolução ANEEL.

Seus projetos mais recentes foram as fases 1 e 2 do Complexo Eólico Serra das Vacas, no município de Paranatama-PE, do qual a Engeform Energia Renovável é proprietária, que totalizou a implantação de 75 máquinas, uma subestação de 230/34,5kV de 260MVA, uma linha de transmissão de 45km e bay de conexão em subestação na Rede Básica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *