“Nosso ano fiscal 2019 termina em março de 2020, mas acreditamos que a Komatsu deverá crescer acima de 15% no volume de vendas de equipamentos de construção em comparação a 2018”.
A declaração é de Luciano do Amaral Rocha, gerente geral da Divisão de Construção da Komatsu no Brasil. Segundo ele, em 2018 o segmento já havia apresentado expansão em relação ao ano anterior.
O executivo explica que ao longo de 2019 a marca introduziu no mercado diversos modelos de carregadeiras de rodas, de escavadeiras hidráulicas, e um caminhão rígido fora-de-estrada, os quais atendem os mais diversos perfis de clientes.
“Destinados a aplicações severas e de forma a garantir altas disponibilidade e produtividade, os equipamentos lançados refletem as principais qualidades da marca, ou seja, entregam a confiabilidade esperada com baixo custo operacional”.
Nas carregadeiras de rodas, destacam-se os modelos WA380-6 e a WA430-6, com capacidades de caçambas de 3,3 m³ e 3,5 m³, respectivamente. Estes modelos atendem a diversos tipos de aplicação, em especial, aquelas voltadas à movimentação e estocagem de materiais (areia, brita etc.), carregamentos de caminhões, alimentação de moegas, entre outros.
Com relação às escavadeiras hidráulicas, relaciona-se o modelo PC500LC-10M0SE da classe de 50 toneladas. Configurada com especificação robusta e voltada a aplicações severas em pedreiras e minerações, este equipamento possui estrutura reforçada, altas disponibilidade e durabilidade, e baixo custo operacional, proporcionando aos usuários uma excelente relação custo por tonelada movimentada.
“Vemos o investimento em infraestrutura no País como fundamental para a retomada do setor e acreditamos que isso deva acontecer em dois anos, após aprovadas as reformas previstas pelo Governo”, afirma Luciano.
“Nós vamos continuar nosso investimento no País e nos esforçando na busca de soluções de pós-venda, que beneficiem os negócios dos clientes e lhes tragam maior eficiência e economia na operação. O investimento em capacitação de técnicos especializados é também presente e necessário. Por isso, a renovação e inauguração de centros de treinamento em diversas localidades segue sendo foco da Komatsu no Brasil”.
A empresa informa que em fevereiro fará lançamento de nova linha de escavadeiras.
Estabelecida no Brasil desde 1975, a Komatsu tem mais de 3.500 funcionários no país, fábrica em Suzano (SP) e Arujá (SP) e unidades em São Paulo (SP), Lagoa Santa (MG), Belo Horizonte (MG), Parauapebas (PA) e São José dos Pinhais (PR).
Com um parque fabril completo, a fábrica brasileira localizada em Suzano (SP) foi a primeira fora do Japão como parte da estratégia de expansão global da companhia.