Com o início do Proconve/Mar-I(Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores para Máquinas Agrícolas e Rodoviárias), em 2015, o Brasil tornou-se o primeiro país da América Latina a ter controle deemissãode poluentes para equipamentos pesados.
A medida segue as diretrizes estipuladas na resolução Conama 433, publicada em julho de 2011 pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente. O padrão de controle é semelhante ao adotado nos Estados Unidos (EPA Tier III) e na Europa (Euro Stage IIIA).
A Link-Belt está seguindo essa trilha sustentável e realizando os testes necessários para os processos de homologação. A primeira etapa, em vigor desde 2015, determinou os limites para as emissões de ruídos. De acordo com o especialista de produto da América Latina da marca, Carlos Soares, a emissão de ruídos pode influenciar na escolha dos equipamentos principalmente para obras nos centros urbanos, onde o entorno é mais afetado pela operação dos equipamentos.
A série X2 da Link-Belt foi homologada em conformidade com os quesitos relacionados à emissão de ruídos previstos para 2015, registrando índices inferiores aos determinados pela legislação. No segundo semestre de 2016, será feita a homologação paraidentificar os níveis de emissõesde poluentes.
Os testes de cada etapa são realizados em Holambra, interior do Estado de São Paulo.
As escavadeiras hidráulicas Link-Belt chegaram ao mercado brasileiro em 2012, por intermédio da LBX do Brasil, subsidiária da americana Link-Belt Excavator Company, empresa do grupo japonês Sumitomo.
Instalada em Sorocaba (SP), LBX do Brasil disponibiliza escavadeiras das séries “X2", que reúnem os modelos com pesos operacionais de 12.900 kg a 47.600 kg, e a "Spin Ace", com equipamentos de 8.430 Kg e 13.500 Kg.
Fonte: Redação OE