Do pacote de R$ 1,6 bilhão de investimentos previstos para o País até 2028, a DHL Supply Chain, uma das líderes globais em armazenagem e distribuição, aplicará em novos centros de logística e armazéns, descarbonização e eletrificação da frota nacional e uma nova rota cargueira.
Entre os projetos contemplados, está o novo centro de distribuição e armazenagem em Aparecida de Goiânia (GO), a 20 km da capital, recentemente concluído. As novas instalações têm 12 mil m² de área, layout customizado, docas dedicadas para carga e descarga e um sistema anti-incêndio padrão NFPA-13 de última geração.
Segundo a empresa, o centro agrega práticas sustentáveis como sistema de climatização baseado em amônia e CO2, utilização de caixas retornáveis e o reaproveitamento de água para redução de impacto ambiental. Além da armazenagem, são oferecidas soluções logísticas ponto a ponto por meio da malha de transportes da DHL, que já atende empresas do mercado de saúde em âmbito nacional.
Em Minas Gerais, a empresa tem seu centro de distribuição em Extrema, que tem se consolidado como o novo polo logístico no País, atraindo diversos setores e empresas para realizar sua distribuição a partir desta região estrategicamente localizada. Há pouco mais de um ano, essa unidade vem recebendo aportes em novas instalações. Com isso, a área total de armazenagem passou para 30 mil m². Também a Região Nordeste segue no radar da DHL para novas operações.
Em outra ponta dos investimentos está uma rota cargueira diária operada por um avião próprio entre Manaus, São Paulo e Recife, que deverá ser inaugurada até o final do ano. Hoje essa rota é operada por aviões comerciais, mas tem sido, segundo a empresa, insuficiente. Com o novo avião, a empresa deve oferecer aos clientes uma capacidade adicional de 24 toneladas por dia.