Marca explica retorno sobre investimento de cesta aérea sobre pick-up

O equipamento Skycity da Terex Utilities foi a escolha da Citelum Groupe EDF para os trabalhos de manutenção nas redes de iluminação. Na análise realizada em campo, foi constatado um aumento de 35%(*) da produtividade sobre as ordens de serviço concluídas diariamente. Este aumento se reflete na facilidade e agilidade de operação do equipamento pela equipe de trabalho, conforto dos operadores na execução das atividades reduzindo a fadiga, e acessibilidade da pick-up em locais onde veículos de grande porte não conseguiriam acessar e que necessitariam de escada.

Outro ponto de destaque durante a avaliação do Skycity foi a economia percebida. Na análise realizada sobre o gasto com combustível durante um mês de atividade, a pick-up com o implemento Skycity apontou uma redução de 52%(**) comparada com o veículo pesado (com implemento do cesto aéreo convencional). Outro fator responsável por esta redução no consumo de combustível e uma inovação presente no Skycity é o sistema hidráulico do equipamento acionado por moto bomba elétrica, alimentada por baterias tradicionais, que permitem a operação do equipamento sem a necessidade do veículo estar ligado.

O sistema elétrico do Skycity tem uma autonomia de 70 min de operação contínua. Durante um dia de atividade (7h às 17h) da equipe da Citelum, no decorrer dos atendimentos de todas as ordens de serviço, o equipamento manteve o mesmo desempenho e eficiência. Durante o deslocamento do veículo até o local de trabalho o conjunto de baterias que alimenta, o sistema elétrico sofre a recarga pelo alternador do veículo. O sistema ainda é dotado com um plug para recarregar utilizando tomada (127 / 220 V) padrão ABNT.

Na base do sistema elétrico há um medidor de carga, onde é possível fazer o acompanhamento do nível da mesma. De acordo com o André Marques, eletrotécnico da Citelum, um equipamento Skycity possibilita abranger uma área estimada de 5 mil pontos de luz. O Skycity utiliza ainda buchas autolubrificantes em todos os pinos do equipamento, o que reduz o tempo de paradas para manutenção preventiva.

(*) Informações de campo da Citelum sobre as ordens de serviços concluídas utilizando os equipamentos de cesto aéreo convencionais, montados sobre veículo pesado e escadas montadas sobre veículos em comparação como o Skycity.

(**) Conforme relatório de Consumo da Citelum de maio/16 e junho/16.

Fonte: Redação OE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *