A Infraero assinou no dia 3 de maio a ordem de serviço para a elaboração dos projetos de instalação de quatro módulos operacionais no Aeroporto Internacional de São Luís/Marechal Cunha Machado (MA).
O investimento de R$ 14,7 milhões vai ampliar a capacidade do terminal em 1,6 milhão, passando dos atuais 3,4 milhões para 5 milhões de passageiros/ano. Em 2012, o Aeroporto de São Luís registrou 1,9 milhão de embarques e desembarques.
A empresa contratada – Marcozzi Construções Ltda. – terá três meses para elaborar os projetos. Após esse período, uma nova Ordem de Serviço será assinada, dessa vez para execução dos serviços, que devem durar 12 meses.
A previsão da Infraero é que a instalação dos módulos operacionais seja concluída no segundo semestre de 2014. Para instalação dos módulos, a Infraero aguarda emissão de Licença Ambiental de Instalação (LAI) junto à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão. O pedido foi encaminhado à SEMA em outubro de 2012.
Os módulos operacionais são estruturas de rápida instalação e que cumprem funções semelhantes àquelas já existentes nos terminais de passageiros, uma medida utilizada em diversos países.
No caso do Aeroporto de São Luís, serão quatro módulos: de embarque (a ser instalado ao lado do antigo prédio da administração), de desembarque (ao lado do atual terminal de passageiros), check-in (na frente do antigo prédio administrativo) e check-out (atrás do antigo prédio da administração). Entre as melhorias, estão novos sanitários e duas novas esteiras de restituição de bagagem. Com os módulos, a área do terminal passará dos atuais 6,2 mil m² para 11,1 mil m².
Fonte: Infraero
Fonte: Padrão