O aumento do poder de compra dos brasileiros impulsiona a demanda por condomínios industriais e logísticos. Um levantamento realizado pela Herzog Imóveis Industriais revela que o Estado de São Paulo tem previsão de receber 1,9 milhão de m² até o final de 2013, o que representa um aumento de 40% no estoque atual de empreendimentos.
Hoje, o Estado de São Paulo possui 4.850.000 m² de área construída de condomínios industriais e logísticos. Somente em 2012, o mercado recebeu 1.230.000 m². A taxa de vacância no Estado fechou 2012 com alta de 18,30%.
O interior é o local que vai receber a maior parte do novo estoque previsto para 2013. Serão 1,2 milhão de m² novos, segundo o estudo, que considera cidades com distância de até 150 km da capital paulista. A proximidade da cidade de São Paulo e a facilidade de acesso às principais rodovias são os fatores na escolha de um empreendimento.
Devido ao elevado custo dos terrenos, a capital é a região que menos receberá condomínios industriais e logísticos. A previsão é de apenas 170 mil m². Grande parte deles ainda está aguardando aprovações da prefeitura, o que poderá atrasar as entregas.
Por conta da baixa expectativa de receber novos empreendimentos, a taxa de vacância da região, que nos últimos seis anos nunca esteve acima de 4%, deve se manter no mesmo patamar ou até cair.
Fonte: Padrão