O Centro de Distribuição da Renner, em Cabreúva, no Interior de São Paulo, é um dos projetos de destaque da Libercon Engenharia. Possui mais de 178 mil m² construídos, sendo 169.338,59 m² de galpão e 9.391,75 m² de anexos. É o maior CD Climatizado da América Latina em uma única nave. O projeto foi finalizado na modalidade “built to suit”. Para viabilizar o moderno sistema de operação automatizado do empreendimento, a Libercon Engenharia adotou soluções diferenciadas.
A estrutura foi feita em concreto pré-moldado fabricado em canteiro de obra. O galpão foi construído no sistema tilt-up, com painéis que chegam a ter 18 m de altura, totalizando 30.955 m² de painéis de fachada. A cobertura metálica tem estrutura para atender à sobrecarga de 25kg/m2 acidental + 15 kg/m² relativo a utilidades e telha metálica zipada. Anteriormente prevista em quatro águas, com uma calha central e interna ao prédio, a cobertura metálica foi alterada e executada com duas águas, para que as calhas ficassem externas. “Esse foi o grande desafio de projeto, que só foi possível com o uso do sistema de cobertura da Metalroof zipada, pelo qual se conseguiu uma inclinação de 2% e isolamento com dupla camada de manta em lã de vidro com resistência térmica de 1,4m² °C/W, para atender ao sistema de refrigeração, e telhas zipadas com 162,26 m de comprimento”, explica Paulo Faria, gerente de Produção da obra.
O piso industrial de concreto do galpão foi reforçado com fibras de aço para suportar cargas de 6,0 tf/m² a 9,5 tf/m², com espessuras de até 33 cm. Para execução desse piso foi montada uma infraestrutura especial em função dos grandes volumes de concreto diários, de até 40m³/h, mantendo uniformes as propriedades do concreto fresco na fase de acabamento. Para isso, houve a necessidade de fabricação de concreto in loco.
O volume de concreto para os principais elementos estruturais da obra – fundações, estrutura, painéis tilt-up e piso – foi de 50.160 m³. Seis a oito betoneiras foram disponibilizadas exclusivamente para esta obra. O empreendimento conta com sistema de utilização de água de reuso para abastecer os vasos sanitários e tratamento de esgoto com implantação de ETE, com capacidade de tratamento de 190 m³/dia.
O sistema de climatização do galpão tem capacidade de 1.600 TR, composto por sistema de Chillers condensação a água, fancoils e fancoletes, sistema de dutos em PIR e torres de resfriamento. “O sistema de combate a incêndio também é um diferencial do projeto. Trata-se de um sistema misto composto de rede de hidrantes, sistemas de chuveiros automáticos (sprinklers), extintores e sistema de detecção e alarme de incêndio. Conta com bomba principal a diesel e bomba jockey elétrica; reservatório metálico de 900 m³; 174 hidrantes; 48 VGA´s (válvulas de governo e alarme) e 21.249 bicos de sprinklers”, afirma Isaias Martins de Oliveira, gerente de Contratos da obra.
O principal objetivo do projeto realizado pela Libercon Engenharia foi viabilizar a implantação de operação automatizada dos produtos estocados. A obra do Centro de Distribuição da Renner, que tem certificação LEED Gold, teve duração de um ano e dez meses e foi entregue no segundo semestre de 2021.