Mini ETE transforma resíduo de obra em água de reúso

A Toctao Engenharia desenvolveu uma Mini ete, sistema compacto para tratamento de resíduos líquidos de obras. A empresa garante que o equipamento pode tratar desde resíduo de pintura e da limpeza dos caminhões betoneira até a água de banho dos vestiários de canteiros de obras.

O produto final, segundo a Toctao, é uma água transparente e inodora, que pode ser reutilizada para qualquer fim, exceto o consumo humano. Outra vantagem da Mini ETE, de acordo com a empresa, é poder ser transportada de uma obra para outra.

O equipamento foi criado pela equipe de engenharia da Toctao, em parceria com o Senai Vila Canaã, e está baseado no baixo custo e simplicidade de operação. A ideia é criar uma alternativa viável obras de qualquer porte.

“Além do ganho ambiental, a máquina gera uma economia que é revertida na redução da conta de água, cada vez mais onerosa devido aos problemas hídricos do país”, explica a coordenadora de Meio Ambiente da Toctao, Cinthia Martins. O Projeto Ecoágua e o desenvolvimento da Mini ETE fazem parte das ações da empresa para economia de água denominada Programa Conta-Gotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *