Na Associação Comercial, Brito vai receber uma homenagem de várias entidades como o Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçúcar), Sindicato dos Operadores Portuários (Sindope) e outras que representam os usuários do Porto do Recife.
A estatal é a primeira que vai receber recursos dentro do PND.
Há mais de dez anos, o governo federal não liberava recursos para serem empregados nas obras do Porto do Recife. A diminuição do calado (profundidade da área de atracação) reduziu a capacidade do Porto de receber navios, o que chegou a provocar longas esperas de embarcações em janeiro do ano passado.
O ministro vai se encontrar com o governador Eduardo Campos (PSB) no Palácio Campo das Princesas, à tarde.
Eles devem conversar sobre recursos para o Porto de Suape e também algumas obras que serão bancadas pela SEP, como a dragagem e a derrocagem (retirada de pedras) do canal de acesso de Suape.
Essa obra tem um orçamento de R$ 240 milhões que sairão da SEP. A previsão é que o levantamento de informações seja concluído até o dia 11 de fevereiro e depois será lançado um edital de licitação. É necessário a execução do serviço para que Suape receba grandes navios petroleiros, depois que a Refinaria Abreu e Lima entrar em funcionamento, o que está previsto para o segundo semestre de 2010.
O governo do Estado também quer que a SEP banque um reforço das pontas do molhe dos arrecifes naturais de Suape.
O atual reforço foi feito para uma profundidade de 15 metros.
Depois da dragagem, toda a área por onde passam os navios ficará com uma profundidade de 18 metros.
Por isso, há a necessidade de ampliar o reforço, que tem o custo estimado em R$ 100 milhões.
Fonte: Estadão