O motor Komatsu SAA6D114E-3 Tier III, chamado de Ecot3, de 6 cilindros, com potência de 260 hp a 1950 rpm aumentou ao potência em relação ao modelo anterior.
Este motor atende as normas de emissões de poluentes Tier III, e possui tecnologia inovadora, como um sistema de controle eletrônico para otimizar o rendimento do equipamento, um sistema de injeção de combustível de alta pressão “common rail”, para diminuir o ruído e o consumo de combustível e quatro válvulas por cilindro.
Comparada com a PC350LC-6 a redução de combustível é da ordem de 15%.
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A PC350LC-8, vem de fábrica com o indicador Eco, de economia de combustível, que está integrado ao monitor, e propicia ao operador um acompanhamento em tempo real do nível de consumo de combustível. Possui, também, sistema de autodesaceleração e sistema que avisa quando o equipamento permanece mais de 5 minutos com o motor ligado, sem funcionar o sistema hidráulico.
Em testes de campo, apresentou o menor consumo de combustível da classe, comparada com as suas concorrentes.
A força de tração é 17% maior em relação à PC350LC-6, oferecendo, assim, desempenho de direção e capacidade de vencer aclives.
Usando a função “potência máxima ” gera uma força de fechamento do braço de 26.400 kgf e uma força de escavação de 20.500 kgf.
Mudança automática da velocidade de deslocamento em três faixas.
Cabine com baixo nível de ruído conseguido através de isolamentos acústicos e redução do nível de ruídos proveniente do motor. Possui o mesmo nível de ruídos de um veículo de passeio.
A cabine recebe a classificação Komatsu “SpaceCab”, pois além de ser espaçosa, proporcionando conforto e facilidade operacional.
As cabines são montadas sobre amortecedores viscosos, diminuindo a vibração e aumentando o silêncio e conforto.
Possui ainda ar condicionado automático e ampla área envidraçada.
Sua cabine possui elevada resistência ao capotamento, integrada em sua estrutura.
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Foi projetada e patenteada pela Komatsu, e é a única no mercado de escavadeiras que possui esta proteção já integrada na sua construção.
Possui ainda um monitor colorido, de 7 polegadas, com avançado sistema de diagnóstico.
Possui câmera de monitoração traseira, padrão, de fábrica.
São quatro modos de operação, acionados com um simples toque. Cada um destes modos é concebido para melhor conciliar a rotação do motor, a velocidade da bomba e a pressão do sistema com as exigências da aplicação de cada momento. Os modos são: P (modo de potência máxima), E (modo econômico), L (modo de elevação) e B (implementos hidráulicos – ajuste de vazão).
Com um monitor, com central de diagnósticos e informações, o operador tem todas as informações do equipamento ao alcance dos olhos.
Além disto, a PC350LC-8 vem equipada com o Komtrax, o sistema de monitoramento via satélite da Komatsu, que proporciona acesso remoto (através de qualquer computador com acesso a internet) de todos os dados disponíveis de manutenção, operação, localização, permitindo inclusive controle geográfico do equipamento (cerca eletrônica), consulta ao consumo de combustível e dados de produção (horas de trabalho).
Placas antiderrapantes de elevada durabilidade, alavanca de trava do sistema hidráulico, vários espelhos retrovisores e protetores térmicos garantem a segurança para os operadores e mecânicos.
Facilidades para o acesso à manutenção:
-Radiador e trocador de calor montados lado a lado.
-Fácil acesso ao filtro de óleo do motor;
-Fácil acesso à válvula de dreno de combustível;
-Pré filtro de combustível com separador de água standard;
-Válvula Eco-drain incorporada como equipamento padrão;
– Fácil retirada e instalação do filtro de ar da cabine, sem a necessidade de ferramentas
Redução dos custos de manutenção devido às seguintes características:
-Substituição do óleo do motor e do filtro de óleo do motor a cada 500 horas;
-Troca de óleo hidráulico apenas com 5000 horas de operação;
-Substituição do filtro do sistema hidráulico com 1000 horas de operação.
-Conectores tipo DT, vedados e selados;
-Anéis de proteção dos cilindros.
Fonte: Estadão