Com mais 1.304 km de extensão, desde Maracaju (MS) a Paranaguá (PR), incluindo os Ramais Cascavel – Foz do Iguaçu, e Cascavel a Chapecó (SC) totalizando mais 284 km, a Nova Ferroeste pode transformar o Paraná em hub logístico da América do Sul. Segundo a operadora, a Nova Ferroeste tem tudo para ser o modal ferroviário para o agronegócio no Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, além de Paraguai e Argentina.
No Brasil, o traçado da Nova Ferroeste passará por 49 municípios no país, entre Paranaguá e Maracaju. O projeto proposto pelo Governo do Paraná e que vai ampliar a atual Ferroeste, tem Capex projetado de R$ 29,4 bilhões e será construído pelo vencedor do leilão previsto na Bolsa de Valores do Brasil (B3). A outorga mínima será de R$ 160 milhões, com prazo de concessão , incluindo as obras, de 70 anos. O leilão, com licença ambiental, está previsto para o segundo semestre de 2022.
No seu traçado de 1304 km, haverá 44 km de túneis e quase 66 km de pontes e viadutos. Os dados foram apresentados pelo diretor da Ferroeste, André Luís, durante a NT Expo – Pro Trilhos, realizada em São Paulo, nos dias 15, 16 e 17 de março. Segundo ainda o diretor, o projeto da Nova Ferroeste é totalmente sustentável e que não irá interceptar nenhuma unidade de conservação: “Para o licenciamento ambiental, o traço do projeto desviou de todas as comunidades indígenas e quilombolas, sem atravessar nenhuma unidade de proteção integral”, ressaltou André.
Sobre este tema, a Ferroeste ainda divulgou que, as prefeituras dos 49 municípios abrangidos pelo projeto, entidades civis e Ministério Público, terão ainda até o dia 4 de abril, para solicitar audiências públicas sobre as questões ambientais do empreendimento, uma das etapas finais para obtenção da Licença Prévia Ambiental.
INVESTIMENTOS E RESULTADOS FUTUROS
A Ferroeste divulgou também seu plano de investimentos para a Nova Ferroeste. A princípio, a operadora irá investir R$ 5 bilhões em material rodante. O projeto prevê investimentos em seis trechos, conforme tabela abaixo:
Já sobre os resultados financeiros a partir desse projeto, a Nova Ferroeste já projeta R$ 1 bilhão em receita bruta no ano de 2025, conforme detalha a tabela abaixo:
Segundo a empresa, a estimativa é que no primeiro ano de operação da Nova Ferroeste irão circular pelos trilhos cerca de 38 milhões de toneladas de produtos, formando o chamado Corredor Oeste de Exportação. A maior parte será de proteína animal e grãos com destino ao Porto Paranaguá. Em 2060, a estimativa é de 85 milhões t.