Considerada maior fornecedora mundial de insumos e serviços agrícolas do mundo a Nutrien, contou sobre os objetivos do investimento de R$ 600 milhões previstos para serem aplicados no país neste ano. Em entrevista exclusiva à Revista O Empreiteiro, o diretor de Operações de Varejo da Nutrien América Latina, Carlos Brito, disse que o plano pretende alavancar a presença da empresa nos estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Tocantins, e também expandir as operações para os estados importantes para o agronegócio brasileiro, como Mato Grosso e Paraná.
Desses investimentos, parte será destinada para quatro novas unidades de mistura de fertilizantes que já estão em operação. Essas novas unidades em funcionamento estão nas cidades de Itapetininga (SP), Araxá (MG), Morrinhos (GO) e Cristalina (GO)- que juntos produzem 500 mil toneladas de fertilizantes por ano. A Nutrien anunciou também a construção de mais quatro nas regiões sudeste e centro-oeste.
“Uma dessas unidades previstas na região sudeste será em Alfenas/MG, que deve ser inaugurado em 2023 com capacidade inicial anual de 250 mil toneladas – que poderá ser aumentada no futuro podendo chegar a 440 mil toneladas. Outros dois serão construídos na cidade de Cândido Mota, interior de São Paulo, e em Rio Verde, Goiás, com capacidade anual de ambas as unidades de 520 mil toneladas. Com a produção de 1 milhão de toneladas de fertilizantes, a empresa atenderá 100% da demanda de suas lojas próprias”, comentou Carlos Brito.
“Também estamos impulsionando nossa estratégia de biológicos no Brasil. Lançamos Loveland Bio – uma linha de produtos biológicos que utiliza tecnologias de referência, social e ambientalmente aceitas, que não causam efeitos negativos disruptivos ao meio ambiente. Serão sete produtos voltados para a cultura da soja, mas o objetivo é expandir para outras culturas. Com isso, a Nutrien vai multiplicar por 20 a receita do segmento: de R$ 50 milhões em 2021 para R$ 1 bilhão em cinco anos”, revelou Brito.
Em 2021, a Nutrien já faturou cerca de R$ 3 bi. A receita global da companhia atingiu US$ 7,7 bilhões de janeiro a março deste ano, 64% mais que em igual intervalo de 2021. Para 2022, segundo o diretor, as expectativas é aumentar esse faturamento após a expansão da companhia: “Queremos expandir nossas operações no país e levar mais agricultores nosso novo conceito de revenda agrícola”, finalizou Carlos Brito.
Novas aquisições no varejo
A Nutrien anunciou também o acordo para adquirir a empresa de varejobrasileira Casa do Adubo S.A. A aquisição inclui 39 lojas, sob a marca Casa do Adubo, e 10 unidades de redistribuição, sob a marca Agrodistribuidor Casal, nos estados do Acre, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo e Tocantins.
Segundo a Nutrien, que anunciou o acordo no final de julho, a transação apoia a estratégia de crescimento de varejo da empresa no Brasil. Espera-se que a aquisição da Casa do Adubo impulsione as vendas da empresa em aproximadamente US$ 400 milhões, aumentando as vendas da Nutrien na América Latina para aproximadamente US$ 2,2 bilhões. Após a conclusão da aquisição da Casa do Adubo, a Nutrien espera superar a meta de US$ 100 milhões de EBITDA ajustado no Brasil até 2023.
“A aquisição expande nossa presença no Brasil de cinco estados para 13, e nos permitirá apoiar agricultores em uma das principais regiões do mundo que será cada vez mais importante no aumento sustentável da produção, especialmente com os atuais desafios globais de insegurança alimentar”, afirma Ken Seitz, CEO interino da Nutrien.
A transação está pendente de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) do Brasil. Após a aprovação e conclusão da aquisição, a Nutrien terá 180 unidades comerciais na América Latina, incluindo lojas, centros de experiência; e ainda cinco plantas industriais e quatro misturadores de fertilizantes.