Obras de expansão e readequação do Metrô de BH têm soluções inovadoras

Obras de expansão e readequação do Metrô de BH têm soluções inovadoras

Compartilhe esse conteúdo

A busca por um cenário urbano que garanta qualidade de vida aos cidadãos passa cada vez mais por um transporte público de qualidade. Em Belo Horizonte, a ERG Engenharia vem contribuindo para que sistema de transporte passe por mudanças, destacando-se pela tecnologia de ponta aplicada em recentes contratos firmados junto à Metrô BH, concessionária responsável pelo metrô da capital mineira.

Com um setor de geotecnologias que alia a competência de um time de especialistas à mais alta tecnologia, a empresa já realizou ações significativas, desde a aerofotogrametria inicial, que permitiu o mapeamento detalhado e georreferenciado do terreno, até a utilização de um laser móvel para capturar dados tridimensionais das vias em alta velocidade.

A ERG tem atuado no projeto de expansão e readequação do metrô de Belo Horizonte, realizando atividades relacionadas à fiscalização de obras e levantamento topográfico. Inicialmente focados apenas na Linha 2, cuja entrega está prevista para 2028, os serviços de topografia convencional e uso de tecnologias avançadas, como laser industrial e drones, foram expandidos para incluir a Linha 1 e o pátio de manutenção. “O produto fornecido pela ERG está sendo fundamental para o planejamento e projeto da linha 2, além das intervenções na linha 1. Estamos orgulhosos em participar desta importantíssima obra da nossa capital”, celebra o diretor-presidente da ERG, Délio Morais.

Outros serviços especializados já haviam sido realizados, como o levantamento da demarcação da Linha 1 do metrô, compreendendo 56 km da rota entre as estações Eldorado, em Contagem, e a Vilarinho, em Belo Horizonte. Além disso, um laser scanner terrestre, com capacidade para capturar até 122 mil pontos por segundo, foi usado para mapear cinco estações. Em outra frente, um laser móvel foi acoplado a um veículo da ERG, que, colocado sobre uma plataforma do metrô, possibilitou o mapeamento dinâmico da linha.

O impacto desses serviços se reflete na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, que se beneficiam diariamente de um sistema de transporte mais seguro, confiável e moderno.


Compartilhe esse conteúdo