Duas grandes obras de construção civil em Porto Alegre estão sendo realizadas com a ajuda de guindastes de torre da empresa alemã Liebherr. Os guindastes pertencentes à locadora 3Z Movimentação Inteligente, operam nas obras de construção do novo estádio do Grêmio e da ponte estaiada sobre o rio Gravataí. São seis guindastes de torre 130 EC-B8 FR.tronic operando nas obras do estádio e um modelo 280 EC-H12 Litronic, na ponte estaiada.
A ponte é parte da construção da rodovia BR 448, que liga os municípios de Canoas e Porto Alegre. Os pilares do lado oeste da ponte estão em fase final da construção e foram erguidos com ajuda de um guindaste de torre 280 EC-H12 Litronic e um guindaste móvel LTM 1100-4.2 da Liebherr.
O 280 EC-H12 Litronic é um guindaste de torre, montado na versão fixo sobre chumbadores com 50 m de alcance de lança. No início das obras, o modelo, sem ancoragem, trabalhou com 51,9 m de altura livre de gancho. Para a segunda etapa da construção dos pilares oeste, o guindaste foi ancorado a 38,6 m e trabalhou a uma altura final de 64,5 m. O guindaste de torre 280 EC-H12 Litronic da Liebherr é reconhecido por sua alta produtividade e velocidade no içamento de cargas. O mesmo guindaste, junto a outro modelo 130 EC-B8 FR.tronic, irão operar na construção dos pilares da outra margem do rio. A previsão é que a construção da ponte seja concluída no final de 2013.
Seis guindastes no estádio
Seis guindastes de torre do modelo 130 EC-B8 FR.tronic da Liebherr operaram nas obras de construção do novo estádio do Grêmio em Porto Alegre. Os equipamentos foram responsáveis pelo içamento de concreto, formas, ferragem, estruturas metálicas e materiais de acabamento diversos do estádio, que comportará mais de 60 mil pessoas.
O guindaste de torre 130 EC-B8 FR.tronic é reconhecido pela alta precisão na movimentação da carga, uma vez que trabalha em micro-velocidade, minimizando a incidência de choques da carga durante a operação. O modelo trabalhou na primeira etapa com altura livre de gancho de 44,1 m, na versão fixo sobre chumbadores e com um comprimento de lança de 60,0 m. Na segunda etapa operou no estádio, ancorado a 29,1 m, atingindo uma altura final de 59,1 m.
O programa de guindastes de torre Liebherr é versátil, abrangendo equipamentos de todos os sistemas e classes de tamanho e oferece para cada tarefa a tecnologia apropriada para içamento de cargas. Os modelos de guindastes de torre de montagem rápida e os modelos com giro em cima, se notabilizam no mundo todo na construção residencial como também na indústria e em projetos de grande porte.
Fonte: Padrão