Foi o desafio de aumentar o número de vendas dos imóveis do residencial Verde Morumbi que fez com que as construtoras e incorporadoras Odebrecht Realizações Imobiliárias (OR) e Exto investissem em uma ação de incentivo voltada aos corretores da imobiliária Abyara, responsável pela intermediação das vendas das unidades autônomas do empreendimento. A inciativa, que é pioneira no mercado imobiliário, durou três meses, alavancou o número de vendas e superou as expectativas de negócios.
Para alcançar esse resultado, a OR e a Exto lançaram a campanha “Vende que te quero Verde”, que estimulou individualmente os participantes a criarem novas estratégias de vendas. O grande desafio da ação foi integrar as equipes em um mesmo objetivo. A cada nova oportunidade de negócio ou venda fechada os participantes acumulavam pontos que eram trocados por prêmios na plataforma de premiação online PontosWeb, desenvolvida pela SimGroup.
O diferencial da ação foi estimular as vendas de uma maneira inteligente, reconhecendo talentos e oferecendo liberdade quando o assunto é premiação. A escolha pela dinâmica da campanha foi fundamental, pois todos puderam ser premiados de acordo com o seu próprio desempenho, o que gerou motivação durante toda a vigência da ação e estimulou uma competitividade saudável entre os participantes. “Com a campanha, surgiram iniciativas interessantes que resultaram em ótimos resultados”, destaca Ana Amélia Feijó, grente de Marketing da OR. “Os corretores, em geral, já são naturalmente empenhados e comprometidos. Quando se desenvolve ações deste tipo, essa motivação inerente fica ainda mais evidente”, completa.
Apostar em estratégias que propõem melhorar o desempenho das equipes é um desafio constante para qualquer empresa, ainda mais para as incorporadoras que investem em grandes empreendimentos. Uma alternativa eficiente para driblar as dificuldades do setor e engajar os corretores é o marketing de incentivo. “A procura por soluções de motivação e o crescimento dos investimentos em campanhas de incentivo se dá, por exemplo, na medida em que as organizações buscam aproximar suas equipes dos objetivos da empresa e gerar estratégias mais agressivas diante da forte concorrência”, explica Ione de Souza, diretora de pós-vendas da SimGroup.
Dados da Campanha “Vende que te quero verde”
Duração: Três meses (de 1º de junho a 31 de Agosto)
Agência responsável: SimGroup, agência especializada em soluções de motivação.
Público: Corretores da Abyara (grupo de consultoria e intermediação imobiliária). 56 participantes.
Objetivo: Aumentar o número de vendas das unidades do empreendimento imobiliário Verde Morumbi, em São Paulo. A OR e a Exto são as responsáveis pela incorporação, e a Exto pela construção do empreendimento.
Dinâmica da campanha: A estratégia de engajamento da campanha foi premiar os participantes pelos resultados obtidos individualmente. A premiação por pontos era dividida em três categorias: Vendas fechadas; propostas de negócios; e indicação de novos clientes. Foi criada uma moeda fictícia especialmente para a campanha, os “greens”. Se o corretor fizesse a venda de uma unidade do empreendimento, ganhava 500 “greens”. Se trouxesse uma proposta de negócio, somava 50 “greens”. Indicar novos clientes também era uma forma de acumular pontos, valendo 25 “greens” cada indicação. Ao final da campanha, as moedas, que eram acumulativas, puderam ser trocadas dentre mais de um milhão de opções em prêmios na plataforma PontosWeb (www.pontosweb.com.br).
Fonte: Padrão