Odebrecht inaugura Sistema de Saneamento em Campinas

Iniciada pela Construtora Norberto Odebrecht no segundo semestre de 2007, a obra do Sistema de Saneamento de Capivari foi inaugurada hoje com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A obra, entregue à população, beneficia principalmente os moradores da zona Oeste de Campinas, uma das regiões mais carentes do município. O complexo incluiu a construção de uma estação de tratamento de esgotos (ETE) com capacidade para tratar 100 litros/s, seis estações elevatórias de esgoto bruto, 20 km de redes coletoras e um emissário de 580 m. Durante o pico dos trabalhos, a obra chegou a contar com 700 trabalhadores, bem como gerou milhares de empregos indiretos.

Além de beneficiar mais de 200 mil moradores de cinco bairros, a implantação do sistema vai acabar com a transposição do esgoto da região para o Córrego Piçarrão e o Rio Capivari. Com essa obra, Campinas passará a ter cerca de 85% dos esgotos tratados e 100%, quando a última etapa do projeto estiver concluída. As obras da próxima etapa devem começar até 2010. Será, então, a única cidade brasileira com mais de 1 milhão de habitantes a conquistar essa marca.

Iniciativa da empresa municipal Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S.A. (Sanasa), empresa controlada pela Prefeitura Municipal de Campinas, o projeto exigiu investimento de R$ 60 milhões, no modelo Parceria Público-Privada (PPP).

Fonte: Estadão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *