O Instituto Butantan, unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, pretende usar um ônibus movido apenas a bateria elétrica (foto 1) para transportar visitantes e funcionários entre a estação Butantã do Metrô e a instituição. Os testes serão realizados nesta sexta-feira (9), e sábado (10), com horários de partida sempre às 10h, 10h30, 11h e 11h30, da estação para o parque do Butantan, e às 14h30, 15h, 15h30 e 16h, no trajeto oposto.
A expectativa é que 1.500 pessoas sejam beneficiadas pelo transporte diariamente. Hoje o Butantan não oferece esse tipo de transporte. Da estação do metrô até as principais atrações do instituto são cerca de 3 quilômetros a pé. O projeto é estimular o uso do transporte coletivo entre os funcionários e visitantes, contribuindo duplamente com a preservação do meio ambiente, evitando o uso de carros para chegar ao Butantan e utilizando um meio de transporte que emite 90% menos poluentes do que outros veículos. Além disso, segundo Ivo Loyola, coordenador do projeto, o ônibus ainda tem vida útil três vezes maior, com economia de 15% a mais de combustível e 30% mais barato na manutenção.
Distrito Federal
No Distrito Federal, começou a circular no dia 8 de novembro último outro ônibus elétrico a bateria, também fabricado na China (foto 2). Brasília e as cidades do entorno devem aderir a este tipo de ônibus. Fabricante chinês quer instalar fábrica no Brasil, para produzir o veículo.
Foto1
Foto 2
Fonte: Padrão