Ponte estaiada irá substituir as balsas entre Santos e Guarujá

O governador José Serra anunciou nesta terça-feira, 09, o projeto de ligação seca entre Santos e Guarujá. O complexo de 4,6 km, dos quais 1 km de ponte estaiada, vai atender a 24 mil veículos que passam todo dia pela balsa, atingindo um milhão de habitantes das cidade de Santos, São Vicente e Guarujá.

No período de férias, esse contingente praticamente dobra, quando 1,3 milhão de pessoas segue com destino a toda Baixada Santista. Em feriados, a balsa chega a receber mais de 30 mil veículos/dia. "Com esta ponte nós vamos quebrar um gargalo que é muito importante aqui na região da Baixada Santista. Além disso, a ponte terá até um papel paisagístico", explicou o governador.

.Estimada em R$ 700 milhões, a obra deve levar 30 meses para ser concluída, após a assinatura do contrato. O projeto prevê duas faixas em ambos os sentidos, num total de 4,8 km de novas pistas, com um quilômetro de trecho estaiado. Segundo o governador, não está prevista a cobrança de pedágio e o "Estado vai dar conta de todos custos".

Para atender às especificações do porto, a altura da ponte será de 80 metros, com declividade máxima de 6%. Do lado de Santos, o acesso à ponte será pela avenida Mário Covas, próximo à avenida Cel. Joaquim Montenegro. No Guarujá, será na avenida Santos Dumont, próximo ao rio Santo Amaro.

Atualmente, há duas formas de ir de Santos para o Guarujá: pelas rodovias Anchieta e Cônego Domenico Rangoni, num percurso de 45 quilômetros, ou por uma das sete balsas que operam na travessia diariamente e que, em 2009, transportou 8,6 milhões de veículos.

Fonte: Estadão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *