Uma parceria firmada entre as empresas DFL Engenharia e Almeida Sapata Engenharia e Construções, conseguiu recuperar a estrutura de uma obra de canalização do Córrego Ponte Rasa, localizado na zona leste do munícipio de São Paulo, junto a Rua Vigília, no bairro Vila Buenos Aires, com uma técnica inovadora de solução mista de reforço, sendo em fibras de carbono para as lajes da ponte e incorporação de concreto armado nas cabeceiras de encontro. O reforço estrutural em fibra de carbono é uma solução inédita para obras hidráulicas, como estruturas de canalização e Obras de Arte Especiais (OAE) sobre veio d’água. Essa opção se deu por que as fibras de carbono se destacam pelo seu alto módulo de elasticidade, baixo fator de relaxação e alta resistência à tração.
No local, foi identificado que a ponte existente acima do córrego com posta por longarinas metálicas e laje de concreto armado, apresentavam diversos indícios de patologias em sua estrutura, bem como nas contenções de cabeceira nos encontros da ponte. O acesso à laje existente era limitado pelas vigas metálicas e a passagem viária sobre a ponte não poderia ser interrompida devido ao alto tráfego, por se tratar um de via coletora, além disso as dimensões da estrutura não poderiam ser alteradas sem uma análise hidráulica específica, portanto uma solução usual de reforço com o aumento de seção com incorporação de concreto armado ou aço em perfil ou chapa não seria a ideal e não atenderia as necessidades da obra.


Em relação ao aço estrutural, as fibras possuem cerca de dez vezes mais resistência e são cinco vezes mais leves. Sua aplicação, então, satisfaz as condições de segurança estrutural e facilitam as operações de manuseio e aplicação do reforço, evitando erros de aplicação e alcançando todos os vãos da laje. Além disso, não sobrecarregam as demais partes da estrutura da ponte, como longarinas, transversinas, blocos de apoio e fundações, fato que ocorreria nas soluções usuais.
Partindo de um cálculo estrutural específico, que levam em conta as dimensões estruturais existentes, as cargas móveis e permanentes sobre a ponte e as novas condições de solicitação da laje de concreto, foi determinado que a solução viável seria a aplicação de mantas de fibra de carbono unidirecional de elevada resistência, no padrão de 300g/m² por fibra e resistência à tração de 4300 N/mm².
Fornecida em rolos, as mantas facilmente podem ser armazenadas no canteiro de obras e suas tiras destacadas para a aplicação com as dimensões necessárias, conforme previsto no projeto. Ressalta-se que, embora a aplicação seja prática, a qualificação técnica da equipe da construtora foi de grande importância, uma vez que esse tipo de aplicação demanda etapas que não são comuns à construção convencional em concreto armado, como os procedimentos específicos de preparação da superfície, a aplicação da resina adesiva e o próprio manuseio, corte e aplicação das mantas de fibra de carbono.
Com todas as providências tomadas, a solução adotada pela equipe técnica da DFL Engenharia, bem como a habilidade da equipe de execução da Almeida Sapata recuperou a capacidade estrutural da ponte existente, sem causar danos à estrutura ou bloquear o tráfego da via. A solução em mantas de fibras de carbono já é bastante usual em recuperação estrutural de obras prediais, contudo se demonstrou inovadora e tem grande potencial na recuperação de estruturas também em obras hidráulica, como nesse caso que foi em uma Obra de Arte Especial (OAE) sobre veio d’água, principalmente sob as demandas de grandes centros urbanos, como em São Paulo.
