O Porto de Itapoá, em Santa Catarina, garantiu o dinheiro necessário para a conclusão de suas obras. A Itapoá Terminais Portuários S/A, empresa que reúne como acionistas a Portinvest Participações S.A. (Grupo Battistella e Logística Brasil FIP, fundo gerido pela BRZ Investimentos) e a Aliança Navegação e Logística Ltda. (do grupo Hamburg Süd), captou R$ 300 milhões na última semana de maio por meio de Cédulas de Crédito Bancário (CCB).
Operação estruturada e avaliada como de baixo risco
Os papéis foram estruturados pelo Banco BVA, com coordenação financeira da Previplan Consultoria e assessoria jurídica do escritório Machado, Meyer, Sendacz e Ópice Advogados. Os títulos foram adquiridos, em partes iguais, pelos fundos de pensão Petros e Funcef.
A transação obteve avaliação de grau de risco “AA-” pela agência LF Rating – Lopes Filho, reforçando a credibilidade e segurança do investimento.
Porto de Itapoá terá capacidade para mais de 300 mil contêineres/ano
Com investimento total superior a R$ 450 milhões, o Porto de Itapoá terá, em sua primeira fase, capacidade instalada para movimentar mais de 300 mil contêineres por ano. A previsão de início de operação é 2010, ampliando a infraestrutura portuária do litoral catarinense e fortalecendo a logística e o comércio exterior do Brasil.